As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Com filme sobre transgênero, Chile domina o Platino

‘Uma Mulher Fantástica’ recebe cinco prêmios do “Oscar Latino”, Inclusive melhor filme, direção e atriz, em cerimônia realizada na Riviera Maya, no México

Luiz Zanin Oricchio

30 Abril 2018 | 04h01

Riviera Maya/México

 

Deu Chile na quinta edição do Platino, o “Oscar” do cinema latino, e Uma Mulher Fantástica sai com cinco troféus importantes da premiação realizada no México – melhor filme, direção (Sebastian Lelio), atriz (Daniela Vega, roteiro e montagem.

O filme já vinha sendo consagrado internacionalmente, não apenas por que trata de uma questão de gênero muito atual, mas porque é de ótima qualidade. Daniel Vega é uma trans que interpreta uma personagem transgênero e o faz com muita garra. Mostra a presença do preconceito em nossas sociedades e como ele pode apresentar uma face bastante violenta quando contrariado. Ao receber o prêmio, Daniela fez um discurso emocionado e o dedicou a todas e todos que lutam contra as limitações impostas pelo preconceito de gênero nos dias de hoje.

O diretor Lelio também estava bastante emocionado e disse que os Platinos tinham especial significado em sua carreira. De fato, ele já é bicampeão num prêmio que teve agora sua quinta edição – venceu a primera, com o também muito bom Gloria.

Zama, de Lucrécia Martel, baseado num texto de Antonio di Benedetto, foi o segundo mais premiado, ficando com três troféus técnicos: fotografia, som e direção de arte. Este último quesito é assinado pela brasileira Renata Pinheiro que, ao subir ao palco, conclamou a plateia a repetir com ela um “Lula Livre”. E foi atendida por muita gente.

Foi o recado político para o único prêmio brasileiro da noite.

Abaixo, os principais prêmios:

Melhor filme: Uma Mulher Fantástica
Ator. Alfredo Castro. Los Perros
Atriz. Daniela Vega. Uma Mulher Fantástica
Direção. Sebastián Lelio. Uma Mulher Fantástica
Melhor música original. La cordillera
Documentário. Muchos hijos un mono y un castillo.
Fotografía. Zama
Som. Zama
Direção de Arte. Renata Pinheiro. Zama
Montagem. Una mujer fantástica
Animação. Tadeo II
Melhor roteiro. Uma Mulher Fantástica
Melhor filme de estreia. Verão 93
Educação e valores. Handia