Cidade de Deus é um dos melhores do mundo
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Cidade de Deus é um dos melhores do mundo

Luiz Zanin Oricchio

17 de junho de 2010 | 10h49

deus

Será? Pelo menos ele está em sétimo lugar na lista da revista britânica Empire, para produções em língua não-inglesa. Quem lidera? Os Sete Samurais, de Kurosawa. Encouraçado Potemkim está em 3º. Há algumas aberrações, como O Labirinto do Fauno, de Guillermo del Toro, em 5º, à frente de Batalha de Argel, de Gillo Pontecorvo, que vem em 6º. E assim vai.

A lista não é ruim. Mescla filmes clássicos a outros que estão lá presentes apenas porque são recentes e estão frescos na memória dos cinéfilos. Quem votou não tem a menor ideia do que seja o cinema brasileiro. Nunca ouviu falar em Terra em Transe ou Vidas Secas, por exemplo. Mas assim é a vida: esses são filmes dos anos 60, quando, suponho, a maior parte dos votantes não era nascida. Lembraram de filmes antigos, de outras nacionalidades. Os brasileiros foram esquecidos. Ficou o recente.

Será este o caso de Cidade de Deus, ou o filme de Fernando Meirelles veio para ficar? Amigos, sinto dizer uma banalidade, mas acho que só o tempo pode responder a essa pergunta.

Tudo o que sabemos sobre:

Cidade de Deuslistasmelhores filmes

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.