Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|Caminhos da Chapada

Por um desses mistérios da internet, de vez em quando alguém entra em um velho post e deixa um comentário. Hoje, um leitor/comentarista visitou um post de 2006 que fiz em honra a meu amigo Jorge Alfredo. Ele pedia informações sobre determinada obra do Jorge, que é um tremendo compositor. Repassei o pedido a ele, que me respondeu:

PUBLICIDADE

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

"Zanin, meu querido amigo, eu compus Caminhos da Chapada em 1988 especialmente para o documentário homônimo dirigido por Jorge Felippi. Passei dias na Chapada Diamantina com a equipe. Gravei a música num pequeno estúdio cantando e tocando violão acompanhado pela flauta de Luciano Chaves e a percussão de alguém que não me lembro agora. Vai lá, vem cá, a TVE reprisa o programa. Certa vez me deram uma cópia VHS, mas eu não sei onde está.Vou ver se consigo um DVD. O Carlos deve conhecer a música através desse documentário. Pô, e lembrar disso tantos anos depois...Fico muito feliz com isso. Infelizmente, Caminhos da Chapada é inédita em disco. Segue, abaixo, a letra. Se eu conseguir a cópia em DVD, talvez eu consiga fazer uma cópia mp3 e enviar pra Carlos. grande abraço jorge alfredo"

Caminhos da Chapada (Jorge Alfredo) 1988

Mucujê, Igatu e Andaraí Nos lençóis do Sincorá Eu fui dormir

PUBLICIDADE

Fala, natureza! Chapada Diamantina E o que canta o cantor Bate na minha retina Na febre das dragas Na quebra das águas Nas pedras do Rio Coisa Boa O diamante encantado Eu vendi pra Lisboa.

Acho que enchi meu piquá, Mas mesmo assim não bamburei; Deixei nas calçadas as crianças ninando bebês.

Publicidade

Orquídias, sempre vivas, velósias, Filodrendas, botões e bromélias A Toca dos Noivos é das Rosas Das rendas de bilro e gamelas. Cachoeira, corredeiras, caldeirões, Morros, montanhas e serras Unindo os poetas e os peões Contra as queimadas da terra

Assorear os rios Calar a voz do cantor É como interromper o cio Proibir seja lá o que for. Basta, vamos preservar a beleza! Todos juntos nesse desafio. Nunca é tarde quando se trata da natureza.

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.