PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|Blogs: será possível a reinvenção?

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

 

Andei uma semana pelo Festival do Rio e, salvo um texto sobre a morte de Hugo Carvana, não postei nada. Por pura falta de tempo, já que estava no júri da Fipresci e tinha 20 e tantos filmes para ver, além de outros compromissos na cidade.

PUBLICIDADE

Na feijoada tradicional do sábado, encontrei um velho amigo, o produtor Tarcísio Vidigal. Ele veio logo se queixando do meu blog. Disse que não o atualizo com rapidez e nem a frequência desejadas. Diz que vai ao blog de manhã e não encontra nada de novo. Respondi a ele que coloquei um post por dia durante o Festival de Brasília, mas ele disse que eles chegavam tarde demais e ele queria informação sobre os filmes de manhã cedinho, junto com o café com leite e o pão fresco. Criticou outro blog, dizendo que o blogueiro se ocupa de assuntos pessoais, com os quais ninguém tem nada a ver. Outro blog, ele considera bastante informativo, porém bagunçado. Nenhum o satisfaz. Chamei-o de ombudsman de blog.

Acredito que haja mesmo essa expectativa. O blog ideal, que supre as informações que a mídia tradicional não traz, seja ágil, confiável e bem escrito. Além de bem diagramado. Uma utopia, sem dúvida.

Quando comecei a blogar, em 2006, o blog era um complemento interessante ao jornal. O que não podíamos publicar em papel, colocávamos no blog. Textos mais longos. Ou mais curtos e mais imediatos, etc. Ou mais pessoais. Era uma experiência, além de tudo. Isso hoje me parece a pré-história. Depois, havia a interatividade, feroz no começo, que talvez hoje tenha migrado para as redes sociais. Este blog, por exemplo, perdeu os comentários. Sinto falta.

Hoje, são tantas as plataformas a nos solicitar, que temo não termos mais energia e motivação para os blogs. Eu, pelo menos, me considero em crise. Preciso repensar o blog.

Publicidade

Preciso até mesmo repensar se preciso de um blog. Ou se outros precisam dele.

Aparentemente este blog não comporta comentários. Se quiser dar sua opinião sobre este ou outro texto, o jeito é fazê-lo em meus perfis nas redes sociais, nos quais os posts são linkados. Nestes, os comentários são livres, desde que obedeçam aos princípios de civilidade e boa educação. Abraço. Zanin

Facebook: Luiz Zanin

Twitter: @lzanin

 

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.