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Cinema, cultura & afins

Opinião|Bergman, um dos maiores artistas do século

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Atualização:

 

A questão a respeito de Bergman é que existe um cânone de sua obra já solidificado entre cinéfilos, mas esta tábua de referências é móvel. Digamos que o núcleo duro da obra seja formado por filmes como O Sétimo Selo, Morangos Silvestres, Persona, Gritos e Sussurros. Dificilmente se encontrará em outro artista centro de obra tão consistente quanto este formado por estes pilares. A angústia da morte, do envelhecimento, da identidade, e da sexualidade estão presentes aí como em praticamente nenhum outro cineasta.

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Mas haverá bergmaníacos dispostos a apontar outros caminhos abertos pelo mestre. Walter Hugo Khouri, o diretor brasileiro que foi um dos primeiros a prestar atenção em Bergman no Brasil, gostava mais dos primeiros filmes, de [ITALIC]Noites de Circo, em especial. E o grande crítico francês André Bazin, pai espiritual da nouvelle vague, tinha especial predileção por Monika e o Desejo,um filme de 1952.

Jean-Luc Godard dizia que em Monika havia "o plano mais triste da história do cinema". É quando Monika (Harriet Anderson), em um bar, na companhia de outro homem que já não é o seu amado Erik, olha longamente para a câmera, para bem dentro do olhar do espectador, contrariando uma regra básica do cinema clássico. Como se pedisse a todos nós indulgência, compreensão e simpatia. De fato, é triste de morrer, e lindo até o infinito como essa ode do amor jovem ali se encerra e ingressa no amor mais desencantado da maturidade.

Bergman se entranha em nosso imaginário por esses momentos sublimes - o olhar para a câmera de Monika, a troca de olhares entre Liv Ullmann e Ingrid Bergman, filha e mãe em Sonata de Outono, a face amargurada de Viktor Sjöström em Morangos Silvestres, a dignidade triste de Max Von Sydow em O Sétimo Selo, as irmãs vestidas de branco contra um fundo vermelho em Gritos e Sussurros... e essa relação poderia se estender por páginas e páginas. Porque cada um de nós gira em torno do cânone, ora o expande, ora o encurta e porque todos temos o "nosso" Bergman, que não é o mesmo para todas as fases da vida. À medida que envelhecemos, descobrimos facetas insuspeitadas nesses filmes, que, à maneira dos clássicos, nunca esgotam sua potencialidade de significado e emoção.

No entanto, o grande mérito da mostra do CCBB talvez seja nos mostrar um Bergman ainda um tanto oculto, como ofuscado por suas obras-primas. Apesar de toda a sua obra já estar disponível em DVD, falta visibilidade, por exemplo, para a primeira fase do seu trabalho, seus filmes iniciais. Bergman, antes de dirigir, era um diligente e sobrecarregado roteirista da Svenka Filmindustri. Trabalhava com um remador de Ben-Hur, e, não contente, mantinha laços com o teatro, o que, de resto, fez a vida inteira. Não se entende Bergman sem esse diálogo fundador com o teatro e com Strindberg, em especial.

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Esse primeiro conjunto de filmes - Crise (1945), Chove em Nosso Amor (1946), Um Barco para a Índia (1947), Música na Noite (1947) e Porto (1948) só não é mais extraordinário porque tendemos a comparar o Bergman da juventude com o Bergman da maturidade - e isso é profundamente injusto. Não se comparam, em universalidade e abrangência às obras-primas posteriores, mas o que se pode dizer é que, de um autor como Bergman, é preciso conhecer tudo, dos esboços às obras-primas.

Há então, ao redor do núcleo, esses primeiros filmes, que tendem a cair no esquecimento, e os últimos, feitos para a TV, depois aportaram no cinema e jamais destoaram do resto do conjunto. Realizados depois de ele ter se "despedido", com Fanny e Alexander, apareceram, para alívio de todos, obras como Depois do Ensaio e este extraordinário canto do cisne que é Saraband.

Vista no conjunto, a obra forma uma paisagem magnífica, que nos dá a certeza de que Bergman foi não apenas um dos grandes cineastas de todos os tempos, mas um dos maiores artistas do século do cinema, do porte de um Picasso, de um Stravinski, de um Miles Davis.

(Texto escrito para a matéria sobre a Mostra Bergman no Centro Cultural Banco do Brasil)

Programação completa

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13 de Junho - Quarta-feira10h - Quando as mulheres esperam, 107 min, 35mm, livre 16h - Faro 1979, 121 min, DVD, livre 18h - Um barco para a Índia, 98 min, 35mm, 14 anos 20h - Comerciais de sabonete Bris, 11 min, 35mm, livre + O sétimo selo, 96 min, 35mm, 16 anos

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14 de Junho - Quinta-feira10h - Para não falar de todas essas mulheres, 80 min, 35mm, 14 anos 16h - Os abençoados, 81 min, DVD, livre 18h - Sede de paixões, 84 min, 35mm, 14 anos 20h - O ovo da serpente, 119 min, 35mm, 12 anos 

15 de Junho - Sexta-feira10h - Crise, 93 min, 35mm, 14 anos 16h - The Men and Bergman, 52 min, DVD, 14 anos + The Women and Bergman, 29 min, DVD, 14 anos 18h - Vergonha, 103 min, 35mm, 16 anos 20h - Morangos silvestres, 91 min, 35mm, livre 

16 de Junho -Sábado15h - Imagens do playground, 29 min, DVD, livre + ... Mas o cinema é minha amante, 66 min, DVD, livre 17h - Palestra Stig Bjorkman, 60 min, livre 19h - Cenas de um casamento, 155 min, 35mm, livre

17 de Junho - Domingo10h - Noites de circo, 92 min, 35mm, 14 anos 16h - Persona 85 min, 35mm, 14 anos 18h - A hora do lobo, 90 min, 35mm, 16 anos 20h - Porto, 99 min, 35mm, 14 anos

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20 de Junho - Quarta-feira

10h - "O Cinema de Ingmar Bergman", ministrado por Sérgio Rizzo 16h - A ilha de Bergman, 83 min, DVD, livre 18h - Juventude, 95 min, 35mm, 14 anos 20h - O rosto de Karin, 14 min, 35mm, livre + A paixão de Ana, 101 min, 35mm, 16 anos

21 de Junho - Quinta-feira10h - "O Cinema de Ingmar Bergman", ministrado por Sérgio Rizzo 16h - Da vida das marionetes, 104 min, 35mm, 16 anos 18h - O olho do diabo, 87 min, 35mm, 14 anos 20h - A flauta mágica, 135 min, 35mm, livre

22 de Junho - Sexta-feira10h - "O Cinema de Ingmar Bergman", ministrado por Sérgio Rizzo 16h - Um barco para a Índia, 98 min, 35mm, 14 anos 18h - Daniel, 15 min, 35mm, livre + A fonte da donzela, 89 min, 35mm, 18 anos 20h - Persona 85 min, 35mm, 14 anos

23 de Junho - Sábado10h - The Men and Bergman, 52 min, DVD, 14 anos + The Women and Bergman, 29 min, DVD, 14 anos 16h - O silêncio, 95 min, 35mm, 14 anos 18h - Comerciais de sabonete Bris, 11 min, 35mm, livre + Luz de inverno, 81 min, 35mm, livre 20h - Através de um espelho, 89 min, 35mm, 16 anos

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24 de Junho - Domingo10h - Faro 1969, 88 min, DVD, livre 16h - Face a face, 135 min, DVD, 18 anos 18h - Gritos e sussurros, 91 min, 35mm, livre 20h - Prisão, 78 min, 35mm, 14 anos

27 de Junho - Quarta-feira10h - Sede de paixões, 84 min, 35mm, 14 anos 14h - Crise, 93 min, 35mm, 14 anos 16h - Vergonha, 103 min, 35mm, 16 anos 18h - Quando as mulheres esperam, 107 min, 35mm, livre 20h - Para não falar de todas essas mulheres, 80 min, 35mm, 14 anos

28 de Junho - Quinta-feira16h - Porto, 99 min, 35mm, 14 anos 18h - O rito, 72 min, 35mm, 16 anos 19h30 - Cenas de um casamento, 155 min, 35mm, livre 

29 de Junho - Sexta-feira10h - Prisão, 78 min, 35mm, 14 anos 16h - Faro 1979, 121 min, DVD, livre 18h - A hora do lobo, 90 min, 35mm, 16 anos 20h - O rosto de Karin, 14 min, 35mm, livre + Gritos e sussurros, 91 min, 35mm, livre

30 de Junho - Sábado15h30 - Sorrisos de uma noite de amor, 108 min, 35mm, 14 anos 18h - Juventude, 95 min, 35mm, 14 anos 20h - O ovo da serpente, 119 min, 35mm, 12 anos

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01 de Julho - Domingo10h - Da vida das marionetes, 104 min, 35mm, 16 anos 16h - A ilha de Bergman, 83 min, DVD, livre 18h - A paixão de Ana, 101 min, 35mm, 16 anos 20h - Saraband, 110 min, DVD, livre

04 de Julho - Quarta-feira10h - Música na noite, 88 min, 35mm, 14 anos 16h - Sonhos de mulheres, 87 min, 35mm, livre 18h - Uma lição de amor, 96 min, 35mm, 14 anos 20h - O silêncio, 95 min, 35mm, 14 anos

05 de Julho - Quinta-feira10h - O rito, 72 min, 35mm, 16 anos 16h - Face a face, 135 min, DVD, 18 anos 18h - Depois do ensaio, 75 min, 35mm, livre 20h - Luz de inverno, 81 min, 35mm, livre

06 de Julho - Sexta-feira10h - Chove sobre nosso amor, 95 min, 35mm, 16 anos 16h - O olho do diabo, 87 min, 35mm, 14 anos 18h - Monika e o desejo, 96 min, 35mm, 14 anos 20h - Através de um espelho, 89 min, 35mm, 16 anos

07 de Julho - Sábado10h - Rumo à felicidade, 98 min, 35mm, 12 anos 15h - Fanny e Alexander, 188 min, 35mm, 14 anos 18h30 - O sétimo selo, 96 min, 35mm, 16 anos 20h30 - Sonata de outono, 93 min, 35mm, livre

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08 de Julho - Domingo10h - No limiar da vida, 84 min, 35mm, 14 anos 15h - O rosto, 100 min,  35mm, livre 17h30 - A flauta mágica, 135 min, 35mm, livre 20h - Na presença de um palhaço, 120 min, DVD, 14 anos

11 de Julho - Quarta-feira16h- Faro 1969, 88 min, DVD, livre 18h - Chove sobre nosso amor, 95 min, 35mm, 16 anos 20h - Saraband, 110 min, DVD, livre

12 de Julho - Quinta-feira10h - Música na noite, 88 min, 35mm, 14 anos 16h - No limiar da vida, 84 min, 35mm, 14 anos 18h - A fonte da donzela, 89 min, 35mm, 18 anos 20h - Noites de circo, 92 min, 35mm, 14 anos

13 de Julho - Sexta-feira10h - O rosto, 100 min,  35mm, livre 16h - Rumo à felicidade, 98 min, 35mm, 12 anos 18h - Sonata de outono, 93 min, 35mm, livre 20h - Sorrisos de uma noite de amor, 108 min, 35mm, 14 anos

14 de Julho - Sábado10h - Sonhos de mulheres, 87 min, 35mm, livre 16h - Na presença de um palhaço, 120 min, DVD, 14 anos 18h30 - Depois do ensaio, 75 min, 35mm, livre 20h - Monika e o desejo, 96 min, 35mm, 14 anos

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15 de Julho - Domingo10h - Uma lição de amor, 96 min, 35mm, 14 anos 16h - Fanny e Alexander, 188 min, 35mm, 14 anos 19h30 - Daniel, 15 min, 35mm, livre + Morangos silvestres, 91 min, 35mm, livre

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

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