PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Cinema, cultura & afins

Opinião|Associação Brasileira de Críticos divulga seus melhores filmes de 2013

Associação Brasileira de Críticos de Cinema divulga os vencedores do III Prêmio Abraccine.

Foto do author Luiz Zanin Oricchio
Atualização:

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema, Abraccine, acaba de anunciar nesta quinta-feira (16/01) os ganhadores de seu terceiro prêmio anual, relativo aos Melhores Filmes de 2013.

Concorreram todos os 398 longas metragens, brasileiros e estrangeiros, lançados em circuito comercial no Brasil de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2013.

Premiados:

·        "O Som ao Redor", de Kleber Mendonça, ganhou na categoria melhor Longa Brasileiro.

PUBLICIDADE

·Tabu, de Miguel Gomes, de Miguel Gomes, uma coprodução Portugal/Alemanha/Brasil/França foi eleito melhor filme estrangeiro.

Publicidade

·        "Pouco Mais um Mês", de André Novais, foi escolhido o Melhor Curta Metragem (nesta categoria, concorrem apenas curtas brasileiros).

A eleição da Abraccine é muito mais que simplesmente uma contagem de votos de seus associados: realizada em dois turnos, ela é precedida de um amplo debate, via internet, onde todos os seus membros, de todo o Brasil, têm a oportunidade de defender suas preferências e pontos de vista críticos.

Fundada em julho de 2011, a Abraccine tem hoje mais de uma centena de associados, em todas as regiões brasileiras. Sua missão é promover formas de pensamento crítico, reflexão e debate sobre o Cinema.

 

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.