Animais Fantásticos e Onde Habitam
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Luiz Zanin Oricchio

17 de novembro de 2016 | 16h53

animais

Sempre que vou ver um desses produtos digo para mim mesmo: “relaxe e divirta-se; se puder”. Não são a minha praia. Mas quem disse que a gente só pode aproveitar as praias que conhece e gosta? Há muitas por aí. Há que se tentar. E, francamente, não vou ao cinema para me aborrecer. Sempre espero pelo melhor, mesmo contra todas evidências.

Dessa forma, e nesse estado de espírito, entrei na nova franquia JK Rowling. Animais Fantásticos e Onde Habitam tem coisas divertidas com esse bestiário tirado da imaginação. Diverti-me, em especial, com o bichinho voraz, uma espécie de marsupial que não pode ver dinheiro e nem nada que brilhe e vai logo enfiando no seu saco que, como órgão de bicho imaginário, pode conter muito mais que seu tamanho físico.

Aliás, em algumas outras partes do filme explora-se essa dimensão das relações imaginárias entre o grande e o pequeno. Tudo se relativiza. O espaço pequeno que pode conter coisas muito maiores e seres imensos que podem ser contidos num bule de chá. Como não lembrar do gênio na garrafa das Mil e Uma Noites? Ou do bestiário genial do Livro dos Seres Imaginários, de Borges?

No entanto, esses exercícios de imaginação, tão facilitados pela computação digital, logo cedem à simplificação do conflito simplório entre o bem e o mal, colocado de maneira indigente na narrativa. Se algumas ideias pontuais são boas, a trama revela-se rala demais. E, por vezes, nota-se que a narrativa é desenvolvida em função dos efeitos especiais e não o contrário. A paisagem humana é rarefeita, apesar do carisma de Eddie Redmayne, como Newt Scamander. E a Nova York digital e retrô tem seu encanto. Mas…

O que há de bom logo se esvai e o que havia de sólido desmancha-se no ar. Não deixa de ter bons momentos, isolados; no todo, é muito fraco.

Blog alternativo: https://luizzanin7.wordpress.com

O blog está nas redes sociais:

No Face: https://www.facebook.com/luiz.zanin.7

Página no Face: https://www.facebook.com/blogdozanin/

Twitter: https://twitter.com/lzanin