PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Uma geléia geral a partir do cinema

De olho no retorno

Minha querida Marione Tomazoni vai me permitir reproduzir a pesquisa com usuários do #JuntosPeloCinema, cujo resultado recebi pelo release da agência TZM. Aqui vai.

Por Luiz Carlos Merten
Atualização:

O movimento #JuntosPeloCinema realizou uma pesquisa online com mais de 27 mil pessoas no país através da empresa Vibezz para entender a percepção sobre o retorno às salas de cinema. Com alto engajamento do público, com idade de 16 a 65+ anos, com renda de menos de 800 reais até mais de 15 mil reais por mês, a pesquisa foi respondida em todas as regiões do país. Entre os resultados, destaca-se o fato de que o público jovem, de 16 a 24 anos, é o que mais sente falta e o que deve retornar mais rápido às salas. 75% dos jovens colocam o cinema como prioridade de entretenimento no retorno das atividades, ficando acima de passeio ao ar livre, que ocupa o segundo lugar da preferência, com 37,5% dos votos. 80% dos jovens ainda afirmam que, no futuro, a frequência de ida ao cinema deve se manter igual ou maior ao que era antes da pandemia. A pesquisa, realizada no período de 11 a 22 de maio, também mostra que o retorno ao cinema tem uma importância significativa para o público que recebe renda de até R$ 2.165,00, por ser considerado uma opção mais econômica em comparação a outros tipos de entretenimento, como shows e teatro. Para os cinéfilos, público que vai ao cinema mais de uma vez por mês, a volta deve acontecer logo no primeiro mês de reabertura das salas, conforme 70% das respostas. Esse público também se diz tranquilo com as medidas de segurança e bem-estar adotadas pelos exibidores. De acordo com 70% de todas as pessoas pesquisadas, o que mais sentem falta é a experiência do cinema, algo que não é possível reproduzir em casa, e esse é o fator que mais impacta a agilidade do retorno às salas. 98% dos respondentes também associam o cinema com sentimentos positivos. As palavras mais associadas à experiência foram: diversão, filmes e pipoca. A pesquisa teve o apoio de parceiros do segmento como AdoroCinema, Instituto de Pesquisa Boca a Boca, Comscore, FLIX Media, Ingresso.com e Velox Tickets, que utilizaram suas bases de cadastrados para disparo do link de acesso ao questionário, além da participação de exibidores e distribuidores que enviaram à sua base o convite para responder a pesquisa.

Pronto - acabou o documento e entro eu. Tenho me perguntado muito como será esse retorno, como será o 'meu' retorno. Também estou louco para voltar às salas e até tem um monte de blockbusters que estou disposto a ver, mas estou preocupado com os segmentos do Ademar Oliveira, do Jean-Thomas Bernardini. Os filmes autorais, independentes, de arte. A produção brasileira. Todos filmes que não se enquadram exatamente, ou facilmente, nos conceitos de diversão, pipoca e refrigerante. Está todo mundo preocupado com a viabilidade do retorno comercial. Salas com menos gente, devido ao distanciamento social, os custos de higienização, etc. As salas vão conseguir se manter? No documento anterior, o #JuntosPeloCinema anunciou que, em dez dias, divulgaria o festival com que pretende marcar o retorno, quando for liberado pelas autoridades. O prazo esgota-se neste final de semana. Saberemos os filmes? Para mim, ainda tem o problema de eu ser parte integrante do grupo de risco. Tive de fazer o teste da Covid por conta da cirurgia de sexta, 17. Saiu hoje o resultado, Deu negativo, estou zerado, mas com meus cabelos brancos não engano ninguém. Me deixarão entrar? Farão sessões para mim, como jornalista formador de opinião?

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.