Foto do(a) blog

Uma geléia geral a partir do cinema

Aldrich visceral

PUBLICIDADE

Por Luiz Carlos Merten
Atualização:

PARIS - Assisti ontem aa tarde Band of Angels, Meu Pecado Foi Nascer, de Raoul Walsh, e foi uma viagem gloriosa ao imaginario de um dos grandes pioneiros de Hollywood. Walsh e suas mulheres, aqui Yvonne De Carlo. A beldade sulista que descobre que tem sangue negro. De branca, vira negra, de mulher livre, escrava e, como propriedade masculina, ela eh considerada objeto sexual. Todos os homens a desejam, o erotismo eh o motor do relato. Maravilha. Pena que n'ao tenha mwe lembrasdo do filme quando entrevistei Quentinm Tarantino. Ele com certeza conhece e viu A Escrava Livre - titulo frances - antes de fazer Django Livre. Na sequencia, assisti a El Estudiante, de Santiago Mitre, e o filme argentino, alem de me lembrar os filmes de jovens de Marco Bellocchio e Bernardo Bertoluccio nos anos 1960, me fascinou como analise da militancia politica, do que separa a inacao do gesto. Para fechar minha noite, revi um Robert Aldrich que me perseguia - The Grissom Gang, O Resgate de Uma Vida. Aqui, o titulo eh o mesmo do livro de James Hadley Chase, Pas d`Orchidee pour Miss Blandish. Filme mais louco, visceral, radical. E nem estou falando da exposicao de Edward Hopper, com que comecei minha manah. Vou ter de detalhar tudo isso, mas foi um sabado bom demais aqui na Franca.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.