PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Música clássica... E um pouco de tudo

Opinião|Sobre os significados da música

Conversava outro dia com um grande amigo que esteve em Los Angeles recentemente e ouviu uma "Sétima Sinfonia" de Beethoven, regida pelo veterano Herbert Blomstedt à frente da Los Angeles Philarmonic. Ele me contava de uma palestra que ouviu antes da apresentação, em que o professor falou bastante sobre o desejo de Beethoven, depois da "Sinfonia Pastoral", sua sexta, de que sua música "fosse vista como algo abstrato em si mesmo". Durante o concerto, meu amigo sentiu uma sensação que me descreveu como a compreensão do que é a música, algo que não se coloca em palavras, mas, continua ele, "cabe no coração humano".

Foto do author João Luiz Sampaio
Atualização:

Outro dia pela manhã, li na "Gramophone" de fevereiro um artigo em que o colunista Simon Callow pergunta: "Será que somos capazes de abrir mão das associações de nossas mentes e simplesmente ouvir uma obra com um ouvido verdadeiramente inocente?" E cita alguns exemplos. Não consegue chegar a Veneza, por exemplo, sem ouvir na mente o "Adagietto" de Mahler - e a peça, na sala de concerto, o leva direto para a cidade italiana; o Intermezzo, da "Cavalleria Rusticana", o faz lembrar de sua avó e da percepção da mortalidade, já que ela ouvia a peça quando sua filha, ainda criança, quase morreu por conta de uma grave doença; no dia em que ouviu pela primeira vez a "Sinfonia nº1" de Elgar, Callow viu uma entrevista com o líder da União Britânica de Fascistas - e a peça, em sua mente, passou a ser uma leitura repleta de ironia de um patriotismo distorcido.

PUBLICIDADE

Além das associações pessoais, que recriam a música por meio da nossa individualidade, o que dizer daquelas feitas a partir da própria concepção das obras, que chegam a nós por meio de depoimentos de compositores sobre o que escreveram. Elgar, para ficar em um compositor citado por Callow, dizia que seu "Concerto para Violoncelo" era um testemunho contra a morte de tantos homens e mulheres durante a Primeira Guerra Mundial, um apelo contra o ódio e a favor do diálogo. Para mim, no entanto, essa informação surgiu depois que a peça se tornasse, por episódios da minha vida pessoal, a lembrança do desejo de conhecer o novo, mesmo em meio às contradições do espírito humano, do embate entre força e desespero. Estou errado? Quão importante é a intenção original do compositor na fruição de uma obra musical abstrata? Conversando recentemente com dois de nossos maiores músicos, o pianista Nelson Freire e o violoncelista Antonio Meneses, surgiu o tema - e ambos ofereceram visões semelhantes. Nelson falava de Chopin - e da dificuldade de colocar em palavras aquilo que, em música, tem acompanhado toda a sua trajetória: a admiração com relação com a música do comspoitor. Antonio foi um pouco além: há um momento, na compreensão da música, seja você um músico ou não, em que a música precisa se impor perante as palavras na própria busca de um significado.

Leonard Bernstein escreveu um pequeno texto que trata de maneira muito divertida dessa questão (em português, ele está na coletânea "O Mundo da Música", lançada em Portugal). Um compositor e seu amigo, o Poeta Lírico, viajam de carro por uma estrada do interior dos Estados Unidos; no rádio, uma sinfonia de Beethoven. A certa altura, o poeta diz: "Essas montanhas são puro Beethoven". E os dois começam uma longa discussão: para o compositor, não há nada na música que possa sugerir uma montanha e, sim, uma lógica interna puramente musical; para o poeta, no entanto, o sentido da música passa necessariamente pela sua percepção de que ela dialoga com a paisagem à sua volta.

Será que a música pode ser definida simplesmente pelo nosso desejo - e, por que não, pela nossa necessidade - de defini-la?

Opinião por João Luiz Sampaio

É jornalista e crítico musical, autor de "Ópera à Brasileira", "Antônio Meneses: Arquitetura da Emoção" e "Guiomar Novas do Brasil", entre outros livros; foi editor - assistente dos suplementos "Cultura" e "Sabático" e do "Caderno 2"

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.