PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Música clássica... E um pouco de tudo

Opinião|Manaus à francesa

Houve um tempo em que Manaus, com a riqueza advinda do cultivo da borracha, era chamada de Paris dos Trópicos. Mais de século depois, a realidade é outra. Mas os ares franceses devem voltar à cidade no final de abril, quando começa a décima terceira edição do Festival Amazonas de Ópera, toda dedicada a compositores franceses. Entre as pérolas da programação, a versão completa dos "Troianos" de Berlioz, "Le Cid" e "Diálogo das Carmelitas". A temporada segue abaixo:

Foto do author João Luiz Sampaio
Atualização:

Sansão e Dalila, de Saint-Saëns Michael Hendrick, tenor Nancy Fabiola-Herrera, meio-soprano Jean Phillipe Lafont, barítono Luiz Fernando Malheiro, direção musical Emilio Sagi, direção cênica dias 23, 26 e 28 de abril

PUBLICIDADE

Pélleas et Mélisande, de Debussy Yann Beuron, tenor Jean Phillipe Lafont, barítono Mireille Delunsch, soprano Luiz Fernando Malheiro, direção musical Versão de concerto - dias 25 e 27 de abril

Le Cid, de Massenet Eliane Coelho, soprano Carmen Monarcha, soprano Francisco Casanova, tenor Adriano DiSidney, barítono Luiz Fernando Malheiro, direção musical Frédèrique Lombart, direção cênica dias 5, 7 e 10 de maio

Diálogo das Carmelitas, de Poulenc Adriane Queiroz, soprano José Antônio Soares, barítono Alexander Swan, tenor Nadine Denize, soprano Eugenie Grunewald, meio-soprano Marcelo de Jesus, direção musical William Pereira, direção cênica dias 13, 15 e 17 de maio

Os Troianos, de Berlioz Michael Hendrick, tenor Jean-Luc Chaignaurd, barítono Marquita Lister, soprano Denise de Freitas, meio-soprano Manuela Freua, soprano Laurent Campellone, direção musical Caetano Vilela, direção cênica dias 24, 26 e 28 de maio

Publicidade

Joana D'Arc na Fogueira, de Honegger Carmen Monarcha, soprano Manuela Freua, soprano Elaine Martorano, contralto Geilson Santos, tenor Luiz Fernando Malheiro, direção musical Apresentação ao ar livre - dia 31 de maio

Estão previstos ainda ciclos de canções e debates sobre música francesa.

Opinião por João Luiz Sampaio

É jornalista e crítico musical, autor de "Ópera à Brasileira", "Antônio Meneses: Arquitetura da Emoção" e "Guiomar Novas do Brasil", entre outros livros; foi editor - assistente dos suplementos "Cultura" e "Sabático" e do "Caderno 2"

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.