Foto do(a) blog

Música clássica... E um pouco de tudo

Opinião|As dez mais da música de concerto brasileira

O colega Clovis Marques fez uma interessante enquete com 78 músicos, críticos e pesquisadores: pediu a eles que escolhessem suas dez principais obras da música de concerto brasileira. O resultado não chegou a surpreender - Villa-Lobos lidera, seguido de Carlos Gomes. Mas o exercício foi bem interessante e serve de uma boa porta de entrada para este universo - o critério não foi apenas técnico mas também subjetivo. Abaixo, reproduzo a lista das dez mais (e as minhas escolhidas), mas recomendo a leitura do texto completo do Clovis, que traz a continuação da lista e as seleções de cada um dos entrevistados.

PUBLICIDADE

Foto do author João Luiz Sampaio
Atualização:

As 10 mais Choros nº 10, de Villa-Lobos O Guarani, de Carlos Gomes Bachianas brasileiras nº 5, de Villa-Lobos Lo Schiavo, de Carlos Gomes Sinfonia em lá menor, de Alberto Nepomuceno Festa das Igrejas, de Francisco Mignone Sonata opus 14 para violino e piano, de Leopoldo Miguez Maracatu de Chico Rei, de Francisco Mignone Ponteios, de Camargo Guarnieri Choros nº 6, de Villa-Lobos Bachianas Brasileiras nº 4, de Villa-Lobos

A minha lista (A ordem seguiu a memória e não um critério qualitativo) Alberto Nepomuceno - Doze Canções Estrangeiras (orquestração de Rodolfo Coelho de Souza) Gilberto Mendes - Santos Football Music Villa-Lobos - Choros nº 10 Camargo Guarnieri - Sinfonia nº 5 Cláudio Santoro - Sinfonia nº 4, Da Paz Henrique Oswald - Quarteto para piano e cordas Almeida Prado - Cartas celestes Francisco Mignone - Maracatu de Chico Rei Carlos Gomes - Fosca José Maurício Nunes Garcia - Abertura em ré

Opinião por João Luiz Sampaio

É jornalista e crítico musical, autor de "Ópera à Brasileira", "Antônio Meneses: Arquitetura da Emoção" e "Guiomar Novas do Brasil", entre outros livros; foi editor - assistente dos suplementos "Cultura" e "Sabático" e do "Caderno 2"

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.