PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Livros, etc.

De olho em 2019, Rincon Sapiência volta com a nova 'Mete Dança (Verso Livre)'; ouça

Rapper paulistano divulga single inédito aos 45 do segundo em 2018 e você ouve primeiro aqui

Por Guilherme Sobota
Atualização:

Rincon Sapiência no clipe de 'Mete Dança (Verso Livre). Foto: Porqueeu Filmes

Há tempos, Rincon Sapiência é um dos nomes da música brasileira que une com maior sucesso dois elementos importantes: (1) uma consciência aguda do que acontece ao seu redor e (2) celebração.

PUBLICIDADE

Em Mete Dança (Verso Livre), single inédito divulgado nesta quarta-feira, 26, com exclusividade pelo blog (ouça abaixo), ele volta com seu flow característico e um beat com pegada baiana para avisar ("Faço luta e faço bundas balançarem / Mandela, Mandela, Mandela / Em todos sentidos é tão necessário / O amor da quebrada saindo pro mundo / O ódio da elite saindo do armário"), mas também para sugerir: "Tô bem de boa com o meu rum / Tu-tu-tu tudo vida loka / Não-não-não para vida mansa / Nem vem, nem vem metendo o loco / Tô mete... tô mete... tô metendo dança".

Ouça a nova música Mete Dança, de Rincon Sapiência

A música é assinada pelo próprio Rincon, com guitarras de Robson Heloyn, e foi lançada pelo seu próprio selo, o MGoma. O clipe tem produção da Porqueeu Filmes e direção de Luba Construcktor (o DJ Mista Luba, parceiro de Rincon nos palcos.

Mete Dança (Verso Livre) se encaixa numa linhagem de "músicas de fim de ano" do artista, como Linhas de Soco (2014), Ponta de Lança (Verso Livre) (2016) e Afro Rep (2017).

Publicidade

Em vários versos, Rincon se refere diretamente à situação política do Brasil de 2018 ("Eles querem dividir o país / Olha o rumo dessa ventania / SP, mas sou Nordeste, Norte / Dupla cidadania" e também "Tem África no meu sangue / Evite a hemorragia / Mestre Moa descanse em paz / Eu vim pra te homenagear").

Em outros, ele vem demonstrar que se manterá atento ao que for rolar ano que vem: "Autoridade, tá com ciúme, ó / Pega na mão e assume / Realidade, arte no ralo / Expectativa, arte no povo / Onde se destaca teatro com faca / Sinceramente, não me comovo / É tudo nosso e nada deles / Depois de nóis, é nóis de novo / Tem paredão, e o som no talo / Vem cantar de galo, eu digo 'meu ovo'".

Clássicos do pagodão baiano, como Harmonia do Samba, Psirico e Terrassamba, até os mais recentes como Igor Kannario, Parangolé e ÀTTØØXXÁ são citados pelo rapper como inspirações para o beat da nova canção (Rincon também participa do disco de 2018 do Attooxxa).

A música, como diz o material de divulgação divulgado hoje, pretende "aliar a celebração do protagonismo da periferia com a luta pelos espaços de poder por meio da manifestação cultural".

"É com a ideia de que a quebrada deve pilotar o seu próprio bonde e se ver representada naquilo que consome como arte, entretenimento e estilo de vida que o artista mostra a compatibilidade praticamente infinita entre gêneros musicais populares que hoje ocupam o topo das playlists mais executadas do país", diz o ainda o comunicado.

Publicidade

*

Recesso. O blog volta em janeiro. Bom fim de ano (do jeito que der) a todos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.