PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Livros, etc.

HQ brasileira 'Carolina' é premiada no Festival de Quadrinhos de Angoulême

Júri ecumênico do maior evento do gênero no mundo premiou o livro de Sirlene Barbosa e João Pinheiro, publicado no Brasil pela editora Veneta; prêmio será entregue durante o festival, de 24 a 27 de janeiro

Por Guilherme Sobota
Atualização:

Um júri ecumênico ligado ao Festival de Quadrinhos de Angoulême, na França, o maior evento da área no mundo, concedeu seu prêmio especial deste ano ao livro Carolina, de Sirlene Barbosa e João Pinheiro, publicado originalmente no Brasil pela editora Veneta em 2017.

PUBLICIDADE

O júri era formado por especialistas em quadrinhos, historiadores, críticos, bibliotecários, cartunistas, católicos, protestantes e agnósticos. A BD Chrétienne é uma associação ligada a igrejas católicas e protestantes da cidade, e tem presença constante nos últimos 33 anos do Festival.

O prêmio não considera apenas obras de narrativas religiosas, mas também trabalhos que destacam valores cristãos, como a tolerância.

Capa da HQ 'Carolina', de Sirlene Barbosa e João Pinheiro  Foto: Estadão

A distinção será entregue durante o Festival pelo Presidente do Júri, Jean-Pierre Molina, na Igreja Saint-Martial de Angoulême, na quinta-feira, 24 de janeiro de 2019, primeiro dia do evento deste ano, que vai até o dia 27.

O livro com roteiro e desenhos de João Pinheiro, baseado na pesquisa de Sirlene Barbosa, conta a história da escritora Carolina Maria de Jesus (1914-1977), a autora de Quarto de Despejo, livro publicado em mais 13 países nos anos 1960, e que narra seu cotidiano na favela do Canindé, em São Paulo.

Publicidade

Pelo menos desde a última década, sua obra passa por uma revalorização -- a HQ é apenas um dos indícios.

Em 2016, o também brasileiro Marcello Quintanilha ganhou o prêmio de melhor HQ policial do Festival de Angoulême com Tungstênio.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.