PUBLICIDADE

Rock, rádio e a resistência a Milosevic

Por Estadão
Atualização:
 Foto: Estadão

Assim Veran Matic, diretor da rádio de Belgrado B92 explica a reação da emissora independente à primeira grande intervenção da polícia de Slobodan Milosevic, que proibiu a rádio de noticiar os conflitos nas ruas de Belgrado em 9 de março de 1991. No som, hinos de agitação punk como "White Riot", do Clash, tentavam mimetizar a batalha entre manifestantes em favor da liberdade de imprensa e a polícia.

PUBLICIDADE

A história está no excelente Rádio Guerrilha - Rock e Resistência em Belgrado, livro lançado agora pela editora Barracuda. Escrito por Matthew Collin, o mesmo autor do clássico da geração "E" Altered State: The Story of Ecstasy Culture and Acid House, o livro parte da história da rádio B92, que misturava um jornalismo independente com uma programação musical arrojada, para narrar o esfacelamento da Iugoslávia durante o regime de Milosevic.

Embora o pano de fundo cultural seja extremamente interessante, o livro de Collin é basicamente político. Mostra como se organizou (e, na maior parte do tempo, sobreviveu) a resistência ao nacionalismo genocida do regime que manteve Milosevic no poder entre 1991 e 2000. Usando depoimentos de quem ficou em Belgrado durante esse período, Collin consegue revelar um olhar bem diferente do solidificado pela mídia ocidental sobre as guerras da Bósnia e de Kosovo e sobre intervenção da Otan no país. É leitura obrigatória para quem gosta da combinação de rock e política.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.