Preguiça auricular

Estadão

27 Julho 2006 | 17h45

Bom, ontem foram anunciados, com pompa, circunstância e justa homenagem a Jair Rodrigues, os vencedores do Prêmio Tim de Música 2006.E, de novo, venceu o óbvio.

Eu sinceramente não entendo. A produção de música no Brasil nunca foi tão plural e interessante como agora, principalmente graças às iniciativas das gravadoras independentes. Existe muita música boa produzida por aí, muitos artistas que ousam e rompem com a mesmice nos mais diferentes estilos. E os jurados do Prêmio Tim, seja por conta própria, ou pelos menos graças aos discos que lhes são enviados pela produção do prêmio, têm contato com essa música.

Então, por que sempre vencem os mesmos artistas manjados, que não se preocupam nem um pouco com a inovação, em travar um diálogo com a cultura de hoje? A única explicação que tenho e reluto em escrevê-la é que a crítica musical no Brasil, que sempre primou pelo conservadorismo, agora também prima pela preguiça. Claro que existem suas honrosas exceções. Mas estou aqui para falar da regra: críticos de hoje não querem arriscar um milímetro que seja fora do seguro, do que já foi endossado talvez por críticos mais competentes.

Uma olhada de esguelha na lista de premiados e vê-se que a mesma escolha poderia ter sido feita, na pior das hipóteses, nos anos 70, e, na melhor delas, na década passada. Infelizmente, o prêmio mostra que não é a música brasileira que vai mal, mas a crítica que não está a altura da música brasileira.

Duvida? Então confira os principais premiados. Vou me conter e não escreverei o que eu penso realmente de cada um deles hoje – muitos dos quais eu respeito principalmente pelo que fizeram no passado – porque eles não têm culpa da surdez alheia.

CANÇÃO POPULAR
Disco: Ao Vivo, Kleiton e Kledir
Dupla: Zezé di Camargo e Luciano
Grupo: A Cor do Som
Cantor: Roberto Carlos
Cantora: Gil

ROCK & POP
Disco: Pré-pós-tudo-bossa-band, Zélia Duncan
Grupo: Barão Vermelho
Cantor: Lulu Santos
Cantora: Zélia Duncan

MPB
Disco:Que Falta você me Faz, Maria Bethânia
Grupo: Barbatuques
Cantor: Ney Matogrosso
Cantora: Maria Bethânia

Veja todos os premiados no site do Prêmio Tim