PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Cris Berguer indica bons lugares para conhecer com seu melhor amigo: o cachorro

Opinião|O que é canicross: conheça o esporte praticado entre corredores e pets

Corrida e cachorros: quer combinação melhor? O canicross consiste em praticar corrida ao lado do seu melhor amigo e ajuda a liberar endorfina (pelo exercício físico) e ocitocina (pela afetividade com os animais), hormônios produzidos e liberados pelo nosso organismo que produzem uma sensação de prazer e bem-estar. A atividade dispensa aglomeração (é só você e seu pet) e deve ser feita ao ar livre. Perfeita para tempos pandêmicos.

Atualização:


Ligia e Kira correndo juntas. Foto Arquivo Pessoal 

Até pouco tempo atrás, eu não fazia ideia do que era o canicross. Foram a engenheira eletricista Lígia Cintra (foto) e a pitbull Kira que me ensinaram sobre a modalidade esportiva, que nasceu no Reino Unido na década de 1990. Inspirada nos cães que puxam trenós, ela é perfeita para quem gosta de correr e quer exercer a atividade com seu cão. E, aqui, já temos pistas do pré-requisito principal: aptidão em correr de ambos, humanos e pets.

PUBLICIDADE

A partir de um ano de idade, qualquer cão saudável, sem sobrepeso, pode praticar. Cachorros vovôs e raças braquicefálicas (com focinho achatado) não são recomendados. Claro que o ideal, antes de começar a atividade, é você passar em um cardiologista e seu pet no veterinário para um check-up.

Uma vez que todos estejam liberados pelos médicos, é chegada a hora da diversão. Uma característica peculiar do canicross é ser praticado em terrenos rústicos e trilhas. Um conselho importante: condicione seu cão aos poucos e certifique que ele esteja sempre na sua frente, pois quem dá o ritmo é ele.

Na lista de apetrechos necessários coloque: guia elástica e colete de tração (peitoral) para o cão; e cinto para o condutor. A guia vai presa no colete e no cinto - ela deve ser elástica justamente para absorver o impacto provocado pelo pet ao puxar. Além disso, é importante levar um pote de água portátil e o tradicional cata-caca.

Quer mais um bom motivo para aderir ao canicross? É uma ótima oportunidade para fazer novos amigos. A estudante Nara Oliveira e o samoieda Rafiki são provas disso. Ela viu no e entrou em contato com ela. Recebeu um convite para fazer parte do grupo esportivo GUIA PET FRIENDLY

Publicidade

Opinião por Cris Berger
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.