Mark Gatiss e os fãs de Sherlock e Doctor Who
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Mark Gatiss e os fãs de Sherlock e Doctor Who

Clarice Cardoso

19 de março de 2014 | 00h28

Clarice Cardoso

“Quem é o seu Doctor?” Se qualquer pessoa me perguntasse isso, eu teria uma resposta na ponta da língua. E passaria meia hora argumentando. E depois faria um post aqui. Mas, quando Mark Gatiss, o produtor e roteirista de Doctor Who me olhou nos olhos e lançou essa, eu travei. Justo eu. Não conseguiria explicar que, quando criança, via com meu pai o Doctor interpretado por Paul McGann, mas que depois voltaria a assistir vez por outra a série com Matt Smith. E que cada um tem seus pontos altos e baixos, e todas as teses que criei sobre isso.

Assumo que Doctor Who é uma série muito boa, mas que acompanho com certo atraso. Nada disso não justifica o fato de eu ter travado de forma tão vergonhosa. É uma coisa discutir com os amigos qual é o melhor Doctor, mas é outra bem diferente falar sobre isso com o homem que está agora diretamente envolvido com a série. E se eu desse uma resposta errada? E se ele desmontasse a minha tese? Intimidada, tive um branco total. Não conseguiria lembrar o nome de Paul McGann nem se Mark Gatiss colocasse uma maleta de US$ 1 milhão na minha frente naquele momento.

Não que estar frente a frente com uma fonte me deixe acanhada, longe disso. Mas há também que se levar em conta que entrar nesse debate me faria perder um tempo valioso de conversa com ele, que é também cocriador de Sherlock e atua na série (é o Mycroft, irmão do detetive). Nesses preciosos minutos, Gatiss fala muito sobre a recepção das produções britânicas pelos brasileiros, da loucura que foi sua passagem pelo País, e de como é importante respeitar e confiar na inteligência do espectador, não nivelar por baixo. O texto está publicado na edição de quarta-feira do Caderno 2, e está disponível no portal neste link.

Caso você também tenha um branco na hora que alguém quiser debater quem é o melhor Doctor, veja na galeria a seguir quais foram os 12 atores que já deram vida ao personagem nesses 50 anos:

[galeria id=10052]

*

Entre os vários fãs de séries “enrustidos” que descobri na redação desde o começo do blog, está a Cecília Cussioli, que trabalha na TV Estadão e editou o vídeo abaixo, filmado pelo Robson Fernandes. Ela fez um trabalho sensacional. Nele, Gatiss fala mais diretamente aos fãs de Sherlock e Doctor Who. Assista abaixo, está bem legal:

Tudo o que sabemos sobre:

Doctor Who; Sherlock; Mark Gatiss

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.