PUBLICIDADE

A maldade humana

Em debate pontuado pela discussão acerca do mal, a paulistana Patricia Melo não deixou barato ao ouvir uma pequena maldade na pergunta de um espectador - que lembrou uma resenha de jornal na qual o crítico lembrava (mais uma vez) o quanto a obra dela ainda ecoa Rubem Fonseca. "Infelizmente, a crítica literária no Brasil é simplista, pobre e pouco técnica. Que me desculpem os críticos. Acho que é pela falta de conhecimento da vida literária no Brasil", começou, antes de argumentar que a urbanidade e a violência de Rubem foi referência para toda uma geração que cresceu lendo os romances prioritariamente regionais dos anos 60. "Mas não me afeta mais essa crítica", jurou.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A norte-americana Lionel Shriver, com quem Patricia dividia a mesa, saiu-se com mais jeito nas respostas. Fez o público rir ao responder que "escreve e ganha dinheiro com isso" quando questionada sobre como lida com grandes dilemas em sua vida (tema de seu mais recente livro que saiu por aqui, O Mundo Pós-Aniversário), afirmou que a noção de maldade é "desumanizadora", já que se define como mal aquilo que não se consegue explicar (o livro que a tornou famosa e premiada, Precisamos Falar Sobre o Kevin, trata de um menino que mata os colegas na escola), falou sem problemas sobre questões ligadas à sua literatura e sua vida pessoal.

Arnaldo Bloch, o mediador, foi quem precisou raspar o tacho de possibilidades para encontrar semelhanças as obras das duas autoras reunidas na mesa, tão diferentes entre si. Conseguiu até comparar o fato de Lionel ser casada com um baterista, o "rei da baqueta", e Patricia, com John Neschling, o "rei da batuta".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.