Flavia Guerra
26 de maio de 2012 | 16h56
Além de Despues de Lucia, júri presidido por Tim Roth premiou Le Grand Soir e Children of Sarajevo
Le Grand Soir levou o Grande Prêmio do Júri, presidido pelo ator Tim Roth
Flavia Guerra/Cannes
Aleém do mexicano Despues de Lucia, que recebeu o grande prêmio da mostra Un Certain Regard 2012, Benoit Delepine e Gustave Kervern levaram o Prêmio Especial do Júri por Le Grand Soir. Children of Sarajevo, de Aida Begic, levou uma Menção Especial do Júri. “Estou muito feliz com este prêmio. Em meu país, tanto o cinema quanto o teatro, os museus e outras artes correm o risco de desaparecer. Este prêmio espero que possa nos ajudar a resistir”, agradeceu Aida.
Suzanne Clement (acima, à direita), de Lawrence Anywas, dividiu o prêmio de melhor atriz com Emilie Dequenne (de A Perdre la Raison)
O prêmio de Melhor Atriz foi dividido por Suzanne Clement e Emilie Dequenne. Suzanne tem uma performance forte e memorável em Lawrence Anyways, de Xavier Dolan. Ousado, o filme conta a história de um poeta, Lawrence, que um dia decide que vai ‘envelhecer como mulher’ e se torna um crossdresser. A decisão dele causa tantos problemas que Lawrence se vê obrigado a renunciar sua vida e reconstruir uma nova. Já Emilie Dequenne levou o prêmio por sua atuação em A Perdre la Raison, de Joachim Lafosse.
“Esta foi uma seleção forte de filmes. Nossas deliberações foram passionais. Os cineastas deste ano não nos decepcionaram nenhuma vez! Incrível!”, declarou o presidente do júri, o ator Tim Roth sobre a premiação da mostra que começou há nove dias com a exibição de Mystery, do chinês Lou Ye, e termina hoje com a sessão de Renoir, de Gilles Bourdos.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.