As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Se Mate em Casa. Ou ‘Por que se jogar se engolir é mais fácil?’

Flavia Guerra

25 de agosto de 2012 | 01h24

É por estas e outras que Londres é uma cidade única.  Confira a campanha abaixo:

tubesuicide.jpg

Antes que você questione,  saiba que a progaganda é séria e existe, apesar de  nunca ter sido afixada nas paredes dos metrôs de Londres.  E está atualmente circulando muito na internet. Diz, em tradução livre, algo do tipo: “Se Mate em Casa.  Por que pular se engolir é mais fácil? Nosso maquinistas e passageiros agradecem.”

A prefeitura da cidade aparentemente ficou avaliando…avaliando… Compreensível. Afinal, a mensagem direta e seca é realista e pragmática, mas é também ríspida, perturbadora e controversa.

A campanha que visa sensibilizar (claro que de forma perturbadora, direta e sarcástica, bem à moda inglesa) foi criada pela incrível TFL (Transport For London, a empresa de transportes que eu admiro infinitamente. A TFL tem até museu e lojinha de souvenirs em Covent Garden), que levou o Chip Shop Awards pela campanha. Tem matéria no italiano La Reppublica ó: http://www.repubblica.it/spettacoli-e-cultura/2012/08/22/news/chip_shop_oscar_spot-41256510/

Mas vou apurar mais e posto aqui em breve. É um assunto urgente e interessante, já que, infelizmente, o metrô de São Paulo se depara mais e mais com este, como dizem os ingleses, hot issue dos suicidas na linha. Em Londres este assunto é tão sério que há até uma série de documentários sendo produzida sobre o impacto psicológico que estes ‘assassinatos involuntários’ cometidos pelos maquinistas tem em quem pilota os trens e também nos passageiros.

 

Mais conteúdo sobre:

TFLTransport For LondoTube