PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Flavia Guerra

Segundo Ninfomaníaca confunde para melhor explicar

Por Flavia Guerra
Atualização:

"Meu nome é Joe e eu sou uma ninfomaníaca", diz a personagem principal de Ninfomaníaca - Parte 2, o filme de Lars von Trier que estreia na próxima quinta-feira nos cinemas.

PUBLICIDADE

Ao ouvir Joe (vivida por Charlotte Gainsbourg) se auto-definir como ninfomaníaca, a psicóloga coordenadorado grupo de terapia de grupo que a personagem está frequentando, corrige:"Viciada emsexo."

É nesta cena que se encontra uma das grandes chaves para se abrir a porta do enigma que se esconde por trás da sexualidade angustiada de Joe.Semanas depois de tentar eliminar seu vício (sem maiores descrições para não causar spoiler), ela volta a uma reunião do grupo e até tenta se auto-definir como uma viciada em sexo, mas não consegue e declara: "Nós não somos iguais porque a diferença entre mim e vocês é que eu amo minha luxúria."

São cenas como esta que fazem desta segunda parte não um segundo filme, mas um complemento à primeira parte desta saga, que causou polêmica por onde passou e entrou em cartaz no Brasil com vários cortes.

A primeira parte sem cortes foi exibida no Festival de Berlim em fevereiro, mas não acrescentou muito à trama e nem provocou mais polêmicas ao revelar detalhes anatômicos dos atores que haviam sido suprimidos da versão que entrou em cartaz.

Publicidade

A segunda parte chega em breve aos cinemas do Brasil sob grande expectativa dos que esperam entender vários porquês dos dramas vividos por Joe.

Conclusivo ou não, o fato é que Von Trier continua manipulador habilidoso. Prova disso é que sabe também manipular a mídia e a opinião pública. Depois de ter ido a Berlim com uma camiseta exibindo a Palma de Cannes com os dizeres 'persona non grata', correm rumores de que a versão completa de Ninfomaníaca será exibida no próximo Festival de Cannes, em maio. A ver.

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.