As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Mexicano ‘Despues de Lucia’ vence Un Certain Regard

Flavia Guerra

26 de maio de 2012 | 15h45

Flavia Guerra/Cannes

despuesdelucia

O melhor filme da mostra Un Certain Regard (a principal mostra após a Competição Oficial do Festival de Cannes) é o perturbador mexicano Despues de Lucia, do estreante Michel Franco (que também concorre à Caméra D`Or). “Queria agradecer imensamente pela confianca que o Gilles Jacob e toda a equipe do festival sempre tiveram no meu trabalho. E quero lembrar que tudo comecou com a residência da Cinefondation”, declarou o diretor.  “Queria agradecer também a toda minha equipe e aos mexicanos que estão hoje com a gente. É uma honra fazer parte desta seleção. Obrigada!”, concluiu.

“Quando a gente esta em Cannes, o mais bonito é ver algo nascer, como é o caso deste filme”, afirmou Gilles Jacob sobre Despues de Lucia, que conta a história de uma garota mexicana que se muda para a Cidde do México após perder a mãe em um acidente. Na nova morada, onde vive com o pai, eles esperam  reconstruir a vida. No entanto, em vez de se adaptar, começa a sofrer bullying na escola. Acuada e com medo de preocupar o pai, ela se cala e sofre cada vez mais. O desfecho desta história é surpreendente e duro.

Ainda que imperfeito, Despues de Lucia faz um retrato contundente de uma juventude cada vez mais violenta e, ao mesmo tempo, frágil. “Para mim, este filme é um estudo sobre a violência e sua origem. É também sobre a dificuldade de comunicação em uma sociedade em que temos muitos meios para nos falarmos. E mesmo assim não nos comunicamos”, disse o diretor ao Estado.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.