PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Flavia Guerra

Jeremy Irons e Marina Abramovic vêm ao Festival do Rio

Por Flavia Guerra
Atualização:

 

Festival do Rio 2012 acaba de divulgar sua imensa, e intensa, lista de atrações deste ano. Entre outras, vai trazer 400 filmes de mais de 60 países, que serão exibidos em cerca de 30 locais, distribuídos entre cinemas, arenas e praças da cidade.

PUBLICIDADE

A festa começa com exibição do esperado Gonzaga - de pai pra filho, de Breno Silveira, em noite de Gala para convidados, no Odeon Petrobras. A partir do dia 27, o público vai poder conferir os filmes mais comentados, descobrir raridades, votar no melhor da Première Brasil, participar de debates e de sessões especiais com a presença de personalidades do cinema mundial.

O ator Jeremy Irons, os diretores Fernando Trueba, Leos Carax, Jonathan Dayton e Valerie Faris (os diretores de A Pequena Miss Sunshine), Teresa Villaverde, João Pedro Rodrigues, Roland Joffé, a artista plástica Marina Abramovic são alguns dos convidados que confirmaram presença.

São 400 filmes, divididos por mais de 20 mostras, entre eles, Twixt, de Francis Ford Coppola; Lay the Favorite, de Stephen Frears; Magic Mike, de Steven Soderbergh; César deve morrer, de Paolo e Vittorio Taviani; O Nós e o Eu, de Michel Gondry; Shokuzai - Penitências, de Kiyoshi Kurosawa; Trishna, de Michel Winterbottom; Another Year, de Mike Leigh; Días de Pesca, de Carlos Sorín; Stories We Tell, de Sarah Polley; Vida e morte de Marina Abramovic segundo Bob Wilson, de Giada Colagrande; Michael Jackson Bad 25, de Spike Lee; In the Land of Blood and Honey, de Angelina Jolie; Selvagens, de Oliver Stone e outros. (mais títulos abaixo)

Além das mostras já conhecidas - Panorama, Expectativa 2012Première Brasil,Première LatinaMidnight, Midnight Terror e Midnight Música, GayFronteirasDox, Filme Doc, Geração, Itinerários únicos e Meio Ambiente, o Festival presta homenagem a quatro grandes diretores: Alberto Cavalcanti, considerado como o mais internacional dos diretores brasileiros e pouco exibido por aqui: realiza uma retrospectiva do cultuado John Carpenter,o 'deus vivo dos filmes de terror'; Manoel de Oliveira, com exibiç?ão de 7 curtas do incansável mestree João Pedro Rodrigues, com exibição de nove filmes de sua instigante obra.

Publicidade

As mais recentes produções do cinema do Reino Unido poderá ser apreciada no Foco Reino Unido - UK Season; por conta do ano de Portugal no Brasil, o país também ganha destaque especial; haverá ainda uma nova mostra dedicada ao surf, com clássicos e inéditos sobre o esporte.

Pelo segundo ano, o Armazém 6 do Cais do Porto será a sede do Festival, abrigando o RioMarket, o Cine Encontro e as sessões populares da Premiere Brasil:

No RioMarket workshops, palestras, oficinas e seminários abordam diversos temas, o roteirista Frank Spotnitz um dos roteiristas da série "Arquivo X" Frank Spotnitz, a figurinista Audrey Fisher, Chris Newman e To Fleischman entre outros estarão presentes. Algumas oficinas terão entrada franca.

No Cine Encontro, o público tem a oportunidade de entrar em contato direto com quem faz cinema, através de debates e conversas com os realizadores e atores/atrizes dos filmes da Première Brasil, convidados internacionais de outras mostras e com representantes do meio cinematográfico. Todas as atividades do Cine Encontro têm entrada gratuita.

"Trata-se do evento de cinema mais importante da América Latina", afirma Sérgio Sá Leitão, diretor-presidente da RioFilme. "É uma grande vitrine para a produção nacional e uma oportunidade para a população carioca ver o que há de melhor no cinema internacional", destaca.

Publicidade

Filmes inéditos, exibição de clássicos, mostras especiais, retrospectivas, seminários, debates e encontros com diretores e atores internacionais fazem do evento um dos mais importantes encontros de cinema da América Latina

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.