Vitrine: 18 anos de janela

Estadão

22 de outubro de 2008 | 15h00

Rodrigo Rodrigues e Sabrina Parlatore
Rodrigo Rodrigues e Sabrina Parlatore: A mídia na mídia

Participei ontem da festa dos 18 anos do Vitrine, disparado um dos melhores programas da TV aberta. Segundo aprendi durante a gravação – que contou com a presença de apresentadores de todas as épocas (Nelson Araújo, Maria Antônia Demasi, Cássia Mello, Leonor Corrêa, Renata Ceribelli, Maria Cristina Poli, Marcelo Tas) -, o programa nasceu como ‘vitrine’ para divulgar as atrações da TV Cultura, mas ganhou novo formato aos poucos e evoluiu para um verdadeiro making of semanal sobre os bastidores da mídia.

Para quem é viciado em mídia (como eu), não há pauta melhor… do que a metapauta, ou seja, a própria mídia. Mas o Vitrine é muito legal não apenas por mostrar o que acontece por trás das câmeras/redações/produções/estúdios, mas justamente porque o tom do programa é leve, divertido e foge um pouco do quadrado que limita o padrão da TV atual em todo o mundo. Algumas matérias do Vitrine têm a cara do YouTube: revelam o que as pessoas querem ver, nem sempre o que o ‘assunto’ quer que seja visto. E isso é incrível, vanguarda pura.

Os apresentadores atuais do programa também são ótimos: Sabrina Parlatore, favorita desta coluna deste os tempos da MTV, e Rodrigo Rodrigues, jornalista que conhece cultura pop como ninguém. E até que ele não decepciona na guitarra da banda Soundtrackers, que tocou na festa após a gravação do programa. Coincidência ou não, a banda do Rodrigo também presta homenagem, de certa forma, à mídia: o repertório é todo formado por trilhas sonoras de filmes e seriados. (Boa, Rodrigão!) Nas horas vagas, Rodrigo prepara o lançamento de uma biografia sobre a banda carioca Blitz. Fica aqui a sugestão de título: ‘Você Não Soube Me Ler’

(Sorry, não resisti à piadinha infâme)

O programa de aniversário do Vitrine vai ao ar no dia 1º de novembro, na TV Cultura, às 19h30. Para mais informações, clique aqui.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: