PUBLICIDADE

Seis cordas de adeus

Por Estadão
Atualização:
 Foto: Estadão

Seis cordas de luto: morreu na manhã de hoje o mestre Wander Taffo, um dos maiores guitarristas do país e diretor do EM&T, escola que revolucionou o ensino de instrumentos musicais no Brasil ao trazer para cá o modelo de aprendizado que fez sucesso no GIT (Guitar Institute of Technology) de Los Angeles, com workshops, aulas-shows, técnicas em vídeo, etc.

PUBLICIDADE

(O velório será em São Paulo, no Araçá (Av. Dr. Arnaldo, 668), a partir das 5h da manhã do dia 15 de junho)

Conheci o Taffo nos anos 90, na época em que ela era da banda que levava o seu nome, e que ele dividia com os irmãos Busic, o baterista Ivan e o baixista Andria, e o tecladista Marcelo Souss. Lembro que fiquei impressionado porque ele era muito técnico e usava coisas 'supermodernas' na época, como 'two hands' e alavancas, bem ao estilo de Eddie Van Halen. Mas o legal - e digo isso como guitarrista e fã - é que ele misturava esse som mais novo às técnicas do classic rock, estilo sobre o qual ele deitava e rolava.

A primeira pessoa que pensei em ligar para comentar o assunto foi o Ivan Busic, baterista do Dr. Sin. Ele me deu o seguinte depoimento:

"O Wander Taffo era um dos maiores guitarristas do mundo, na minha opinião", disse o baterista Ivan Busic. "Por ter participado de várias bandas, ele é parte fundamental da história do rock brasileiro. E mais tarde, por causa do EM&T, ele ainda ajudou a formar toda uma geração de músicos. Além do lado musical, estou triste porque o cara era muito alto astral, tinha muito carisma. A gente não se via mais todos os dias, mas quando tocávamos juntos, convivemos muito durante três anos. Pode perguntara para qualquer guitarrista brasileiro, Taffo era um talento único, um gênio."

Publicidade

A verdade é que Taffo era mesmo um guitarrista completo de rock and roll, com um currículo impressionante: tocou com o Memphis, Made in Brazil, Secos & Molhados, Gang 90, Rita Lee e Rádio Táxi, ou seja, nomes que praticamente inventaram o rock em São Paulo e no Brasil. Taffo morreu aos 53 anos, dias antes de seu aniversário (ele faria 54 no próximo sábado). Segundo funcionários do EM&T, a morte dele foi surpreendente e inexplicável: ele estava ontem na escola, trabalhando normalmente. Taffo sofreu um infarto hoje, um ataque fulminante enquanto tomava café da manhã.

Fica aqui um abraço para a família, os amigos e os fãs. Se algum de vocês ficar triste, faça como eu: imagine Taffo numa grande jam session no céu, ao lado de gigantes como Jimi Hendrix e Randy Rhoads.

Obrigado, Taffo, por tudo o que você fez pela guitarra brasileira.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.