Quem diria, virei um ex-BBB

PUBLICIDADE

Por Estadão
Atualização:
 Foto: Estadão

Não quero parecer muito deslumbrado com o tema, até porque já estamos na 7ª edição do Big Brother e não há muita novidade. Mas participei de uma experiência ontem (publicada hoje no caderno Variedades, do Jornal da Tarde, que não poderia deixar de compartilhar com meus amigos. Vamos lá:

PUBLICIDADE

'Muito prazer: eu sou um ex-BBB. Apesar de ter ficado apenas cinco horas dentro da casa, já posso me considerar um ex-Big Brother. Será que isso significa que também posso cobrar para aparecer em festas ou que já que estou credenciado para atuar na novela das oito?

A coletiva de imprensa para a apresentação do 'Big Brother Brasil', ontem à tarde na Globo, foi uma simulação real do programa. É isso mesmo: nove jornalistas (inclusive este que vos fala) confinados na casa, vivendo as mesmas situações dos big brothers da 'vida real' (se é que é um reality show pode ser considerado 'vida real'). Tive direito até a entrar no confessionário (foto) - não para eliminar algum dos meus colegas, mas para entrevistar o Boninho, diretor do programa.

Isso significa obedecer cegamente à uma voz sem rosto, conversar com uma câmera de TV e sentir-se como um rato de laboratório. Porque é exatamente isso que um big brother é: um ser humano observado por um quantidade infinita de espelhos, sem a menor noção do tempo (eles mandam tirar o relógio antes de entrar na casa) e com uma constante vocação para falar o que vem à cabeça. Não há nada mais a fazer.

No início, os microfones e as câmeras incomodam como uma forma de opressão cinco estrelas, mas o que mata mesmo é o tédio. Não há televisão (a não ser aquele plasma em que Pedro Bial conversa com a gente, como um fantasma global vindo do além), não há livros, não há música. Não há, enfim, qualquer informação exterior. Isso nos deixa apenas uma saída: conversar. Fofocar e fazer intrigas seriam os termos mais exatos. É, também por isso, que os big brothers passam tanto tempo comendo e (perdendo o que comeram) na academia. O resto é uma mistura de pousada, hospício e clínica de reabilitação. Deve ser por isso que o álcool é racionado na casa.

Publicidade

Entre os jornalistas confinados, infelizmente não havia nenhuma Grazzi, nem Sabrina Sato. Ainda bem que eu só fiquei cinco horas por lá.'

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.