Os astronautas também amam

PUBLICIDADE

Por Estadão
Atualização:

Como passei a infância sonhando em ser astronauta, sempre tive a impressão de que eles são super-heróis sobrehumanos que vivem uma existência à parte. Uma espécie de seres privilegiados espiritualmente, abençoados (se é que a imagem de um astronauta religioso é compátivel, já que são quase todos ateus). Até fiquei emocionado de ver o tenente-coronel brasileiro Marcos Pontes indo para a Estação Espacial.

PUBLICIDADE

Aí eu cresci e vi que astronautas são como todos nós. Alguns bem piores. A começar pelo Marcos Pontes, que se mostrou um belíssimo mau-caráter: gastou US$ 10 milhões do programa espacial brasileiro para ir para o espaço e se aposentou menos de um mês depois de voltar à Terra. Para quê? Na reserva, ele pode cobrar para dar palestras. Ou prestar serviço para associação como a Fiesp. Ou seja, ele mandou gente como eu e todo mundo que acreditou nele para o espaço. Detesto dizer isso, mas cada país tem o herói que merece.

Leio hoje uma notícia muito interessante que vem reforçar a tese de que os astronautas também cometem erros, como nós. Alguns, até, são bem piores.

Na última segunda-feira, a polícia prendeu uma mulher acusada de tentar seqüestrar uma 'rival' amorosa. Detalhe: o caso aconteceu em Orlando, Flórida, cidade-sede da Disneyword (que tem uma montanha-russa chamada Space Mountain...)

A história é a seguinte: Lisa Nowak, 43, casada, três filhos, astronauta, integrante da missão que foi para o espaço na nave Discovery em julho de 2006, pôs uma peruca e foi para Orlando esperar sua rival Colleen Shipman chegar de Houston, Texas, para agredi-la/matá-la/qualquer outra coisa do tipo. Lisa desconfiava que Colleen tinha um caso com o astronauta William Oefelein, companheiro de Lisa na Discovery.

Publicidade

Coitada. A astronauta seguiu a outra até o estacionamento, armada com uma faca, uma pistola de ar comprimido e outros acessórios estilo Rambo. Para a polícia, com cara de idiota, imagino, Lisa contou que sua relação com o colega solteirão William Oefelein era "algo mais que uma relação de trabalho, porém menos que uma relação amorosa". Adoraria saber o que significa isso.

Mais uma prova, portanto, de que os deuses até podiam ser astronautas, mas os astronautas definitivamente não são deuses.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.