PUBLICIDADE

Keane: A banda de pop perfeita

Por Estadão
Atualização:
 Foto: Estadão

Fala a verdade: tem coisa mais chata que crítico musical que fica querendo impor a próxima grande banda do mundo? Por que será que as melhores bandas são sempre aquelas que ninguém conhece? Por que a banda mais sensacional da atualidade é formada por esquimós africanos que tocam berimbau elétrico? Que coisa mais chata. Deve ser por isso que essas 'melhores bandas do mundo' passam a carreira inteira em branco, apreciadas apenas por esses críticos.

PUBLICIDADE

Sei que já dei um título parecido há algum tempo para falar do próprio Keane, mas não consegui encontrar outro melhor: eles são o resumo da banda de pop perfeita. É o que comprova o novo disco, 'Perfect Symmetry'. Sou suspeito para falar dessa banda porque sou muito fã do trio inglês. (Para ver minha matéria sobre o show deles no Brasil, em abril de 2007, clique aqui) Eles misturam Beatles, Queen, Coldplay, U2... O Keane é descaradamente pop, dos arranjos com teclados às vozes melódicas. Mas aqui o adjetivo 'pop' é positivo, feito com elegância e talento. Músicas assobiáveis não tem nada de mau, desde que feitas com honestidade. E isso sobra no Keane, como podemos ver no novo single, 'Spiralling' (vídeo). Ela resume bem o disco, que tem uma pegada meio anos 80/high tech (ops, isso não é contraditório? É.) Apesar de 'Spiralling' ser genial e uma perfeita canção pop, minha favorita do disco é 'Black Burning Heart'. Mas o álbum inteiro é bom, a começar pelo título (Eu adoro a expressão 'simetria perfeita')

Quem gostar do vídeo abaixo, deve procurar os discos da banda. A discografia é 'Hopes and Fears' (2004), 'Under the Iron Sea' (2006) e o novo, 'Perfect Symmetry' (2008). Você não vai encontrar o Keane em muitos órgãos da imprensa: eles não são esquimós. Nem africanos. Mas que eles são a melhor banda da atualidade, aí você vai ter que confiar em mim. Você confia?

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/M-LZ7yH-JBM" width="425" height="344" wmode="transparent" /]

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.