Foto do(a) blog

Literatura infantil e outras histórias

Um porquinho sonhador

PUBLICIDADE

Por Bia Reis
Atualização:

No sonho, a gente pode ser qualquer coisa. E o que dizer então de um porquinho sonhador? Com técnicas diversas - pastel oleoso, giz aquarelável, caneta nanquim sobre cartão roller, papel rasgado, confetes em papel colorido e espelho, além de colagem -, Veridiana Scarpelli criou uma história fantástica que pode ser contada de milhares de maneiras.

PUBLICIDADE

No livro-imagem O Sonho de Vitório, o porquinho leva crianças e adultos para um mundo imaginário em que o leitor conduz a narrativa. Vitório pode ser um super-herói mascarado, um porco peladinho que adentra num mar assustador e sai... de uma história para outra e assim por diante.

Engana-se quem pensa que os livros sem palavras são apenas para crianças pequenas. São para elas, também. Mas não somente. Os livros-imagem são um convite à imaginação e à criatividade de quem estiver disposto a degustá-los.

"Um livro só de imagens é a possibilidade de infinita histórias. E todas estão ali. No caso do sonho, então, isso fica muito mais visível, porque a base de partida já não considera muito a verossimilhança dos fatos. A história não passa de um estímulo para o leitor entender o que quiser. Aliás, acho que entender não é uma boa palavra para isso. Não tem o que entender no sonho do Vitório. É só sonhar junto o seu sonho no dele", conta a autora.

Serviço:O Sonho de Vitório Editora Cosac Naiy Autora: Veridiana Scarpelli Preço: R$ 35

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.