Sesc Pinheiros oferece mediação de leitura para bebês e crianças pequenas
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Sesc Pinheiros oferece mediação de leitura para bebês e crianças pequenas

Engana-se quem pensa que é preciso esperar os bebês crescerem para contar histórias: eles se apegam à melodia da voz, se atentam ao ritmo, às pausas

Bia Reis

18 de julho de 2014 | 14h19

Tem bebês que gostam mais de ficar no colo, abraçadinho, para ouvir histórias. Outros preferem se sentar ao lado do pai ou da mãe ou de quem estiver lendo. Engana-se quem pensa que é preciso esperar os bebês crescerem para contar histórias. Eles podem não compreender a narração, mas se apegam à melodia da voz, se atentam ao ritmo, às pausas. Vão, aos poucos, tomando contato com o objeto livro, percebendo o quanto de afeto pode haver no ato de ler, o quão importante é a leitura para as pessoas que os cercam. A leitura para bebês e crianças é tão fundamental que a Academia Americana de Pediatria colocou, nas suas últimas recomendações, a orientação para que os pediatras falem com os pais sobre alimentação, higiene e leitura.

Quem tem bebê em casa e mora em São Paulo poderá conhecer, entre os dias 19 de 27 de julho, o projeto Lê Comigo? Mediação de Leitura para Bebês, do grupo A Cor da Letra, no Sesc Pinheiros.

A ideia do projeto é compartilhar experiências de leitura literária entre pais e filhos. Durante a atividade, os mediadores de leitura oferecem livros de literatura, ajudam na escolha das obras, leem em voz alta e incentivam os participantes a realizarem leituras compartilhadas.

“Não fazemos contação de histórias, não fazemos vozes diferentes para interpretar os personagens nem levamos adereços. As outras estratégias têm sua importância, mas acreditamos que, para destacar o livro, precisamos focar o livro e a narrativa literária”, conta o pedagogo Beto Silva, assistente de coordenação do A Cor da Letra. Beto começou a trabalhar com leitura aos 14 anos, como mediador, na zona leste de São Paulo, e se apaixonou pelo mundo da criança, do adolescente e da literatura.

* A foto acima é de divulgação do projeto Lê Comigo?

Serviço
Lê Comigo? Mediação de Leitura para Bebês
De 19 a 27 de julho, das 11 às 13 horas
Sesc Pinheiros – Rua Paes Leme, 195
Espaço de Convivência, no piso térreo
Atividade gratuita
Faixa etária indicada: 0 a 6 anos
Informações: (11) 3095-9400

** Gostou? Compartilhe! Siga o blog Estante de Letrinhas no Facebook

 

Tudo o que sabemos sobre:

bebêsMediação de leitura

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: