PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura infantil e outras histórias

Seres fantásticos povoam 'Tá Tudo Bem, Neném!'

Ilustrações da suíça Emmanuelle Houdart oscilam entre o maravilhoso e o terrível, o sonho e a realidade

Por Bia Reis
Atualização:
 

Um dragão vermelho de paletó e tênis cano alto, um diabinho gorducho de asas vermelhas e chifres pontiagudos, um gigante coelho cor de rosa, um monstro marinho careca e uma unicórnia de vestido e sandálias povoam o livro Tá Tudo Bem, Neném!, da escritora e ilustradora suíça Emmanuelle Houdart, recém-lançado no Brasil pela editora SM.

PUBLICIDADE

Aparentemente assustadores, esses seres fantásticos encantam o leitor e o protagonista da história: um nenê que toma mamadeira, brinca com cubos coloridos, faz xixi no penico, dorme no carrinho e gosta de ouvir histórias antes de ir para a cama - situações de fácil identificação para as crianças pequenas.

Com frases simples, cadenciadas como em uma parlenda, Emmanuelle explora rimas, aliterações e repetições, em uma brincadeira em que o nenê faz sucessivas perguntas - "Quem pegou minha mamadeira?", por exemplo - e o narrador responde - "Tá tudo bem, neném: foi a sereia de mãos ligeiras".

Estante de Letrinhas no Facebook: Curta!E também no Twitter: Siga!

As ilustrações de Emmanuelle oscilam entre o maravilhoso e o terrível, o sonho e a realidade e são supercoloridas, cheias de estampas e texturas.

Publicidade

 Foto: Estadão

A autora, que se dedica desde 1996 às ilustrações de livros para crianças, produziu mais de 20 obras infantis e colabora com os jornais Libération e Le Monde. Desde então, recebeu importantes premiações, como o Prix Graphique Octogone, por Les Choses Que Je Sais (As Coisas que Eu Sei), de 2003, e o Bologna Ragazzi, na categoria ficção, por Monstros Doentes, publicado no Brasil em 2005, também pela SM.

ServiçoTá Tudo Bem, Neném! Autora: Emmanuelle Houdart Tradutor: Fabio Weintraub Editora: SM Preço: R$ 34

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.