São Paulo recebe 11º Festival ‘A Arte de Contar Histórias’
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

São Paulo recebe 11º Festival ‘A Arte de Contar Histórias’

Neste ano, cultura indígena terá destaque na extensa programação do evento, que ocorrerá em várias bibliotecas municipais e em outros equipamentos da Prefeitura

Bia Reis

15 Outubro 2015 | 09h14

festival arte contar historias

De 17 a 24 de outubro, São Paulo receberá o 11.º Festival A Arte de Contar Histórias – Mbya Kaujo Mobeua, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Sistema Municipal de Bibliotecas. Neste ano, a cultura indígena terá destaque na extensa programação do evento, que ocorrerá em várias bibliotecas municipais e em outros equipamentos da secretaria.

Na abertura do festival, neste sábado, dia 17, às 17 horas, haverá a Noite de Histórias, com Chirlei Almeida (Pankará), Kelly Orasi e Péricles Raggio, na Biblioteca Hans Christian Andersen.

No mesmo dia também será realizada a 1.ª Jornada de Pesquisa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu A Arte de Contar Histórias, realizada em parceria com a Faculdade de Conchas e A Casa Tombada. Participantes selecionados terão 20 minutos para apresentar seu trabalho, em dois núcleos temáticos: O Lugar do Contador de Histórias Hoje (das 10 horas às 12h30) e Materiais e Repertórios do Contar (das 14 horas às 16h30) – ambos na Biblioteca Hans Christian Andersen.

Outro destaque da programação são os minicursos para contadores de histórias, que ocorrerão entre os dias 19 e 23 (um deles começa no dia 20, veja abaixo), em nove equipamentos da Secretaria de Cultura. Quem se interessar deve comparecer pessoalmente no local do curso para fazer a inscrição. Há 25 vagas para cada minicurso – como elas foram abertas no dia 1.º, vale a pena ligar antes para checar se ainda é possível participar.

 

Confira local, contador convidado, dias e horários:

1. Biblioteca Belmonte – Curso com Ivani Magalhães, de 19 a 23, das 14h às 17h

2. Biblioteca Camila Cerqueira Cesar – Curso com Célia Gomes, de 19 a 23, das 14h às 17h

3. Biblioteca Hans Christian Andersen – Curso com Cristina Cheschi, de 19 a 23, das 15h às 18h

4. Biblioteca Narbal Fontes – Curso com Débora Kikute, de 19 a 23, das 14h às 17h

5. Biblioteca Raimundo de Menezes – Curso com Sandra Lessa, de 19 a 23, das 14h às 17h

6. Casa de Cultura Cora Coralina – Curso com João Luiz do Couto, de 19 a 23, das 14h às 17h

7. Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes – Curso com Suzana Diniz, de 19 a 23, das 14h às 17h

8. Tendal da Lapa – Curso com Fábio Lisboa, de 19 a 23, das 17h às 20h

9. Centro Cultural da Juventude – Curso com Elaine Gomes, de 20 a 23, das 19h às 22h

 

Haverá ainda Noites e Manhãs de Histórias, Histórias na Cidade, Cursos e Oficinas Guarani, Ciclo de Conversas, Sessão de Curtas – Vídeo nas Aldeias e o Cinema e Nossas Histórias – Meu Filme Favorito (clique nos links para ver a programação completa).

O encerramento, no dia 24, às 14h, será especial: uma conversa aberta com a contadora de histórias Regina Machado, que também é professora, escritora e pesquisadora. Também na Biblioteca Hans Christian Andersen, às 17h, haverá uma conversa sobre Narração Oral e Mediação de Leitura entre a jornalista, escritora e mediadora Cristiane Rogério, criadora do site Esconderijos do Tempo, o escritor Daniel Munduruku, a atriz e narradora Letícia Lisenfeld e o professor e narrador Fabiano Moraes, com mediação do narrador, professor e pesquisador Giuliano Tierno, de A Casa Tombada.

Quem não conhece ou frequenta pouco as bibliotecas municipais de São Paulo, aqui está uma ótima chance para conhecê-las!

Estante de Letrinhas no Facebook: Curta!
E também no Twitter: Siga!

Mais conteúdo sobre:

Festival A Arte de Contar Histórias