Foto do(a) blog

Literatura infantil e outras histórias

Irmãos que dividem o quarto e o muro de Trump

Em 'Querido Senhor Presidente', Sophie Siers e Anne Villeneuve contam a história de Samuel, um garoto que compartilha o quarto com o irmão mais velho e envia cartas para o presidente sugerindo a construção de um muro no espaço para evitar brigas

PUBLICIDADE

Por Bia Reis
Atualização:

Quem dividiu o quarto com um irmão quando criança sentiu na pele as vantagens e desvantagens dessa convivência mais do que estreita. Quem tem filhos pequenos que compartilham o mesmo espaço na hora de brincar e dormir também. O livro ilustrado Querido Senhor Presidente, de Sophie Siers e Anne Villeneuve, recém-lançado pela Editora Melhoramentos, aborda o assunto com muito bom humor e referências reais sobre nosso presente - ou melhor, o dos Estados Unidos.

Crédito: Bia Reis/Estadão  

PUBLICIDADE

Aqui, imagens e palavras se interrelacionam para contar a história. É preciso "ler" as duas linguagem para compreender exatamente o que está acontecendo. A cada página dupla há uma carta escrita pelo garoto Samuel para o presidente e duas imagens - uma delas descreve o que a carta diz e a outra mostra o tal presidente recebendo a correspondência.

Nas cartas, o menino se queixa de dividir o quarto com o irmão mais velho e lista as coisas insuportáveis que ele faz, como ficar mexendo no celular até altas horas da noite. Logo de início, Samuel propõe uma solução: construir um muro do quarto para separá-los.

Eu vi você no noticiário desta noite dizendo que iria construir um muro. Talvez eu deva fazer um também..."

Publicidade

Crédito: Bia Reis/Estadão  

Samuel não cita o presidente americano, Donald Trump, mas ele está lá. Além da referência explícita à construção do muro, há outros elementos que o evidenciam, como seu inconfundível topete loiro. O livro é divertido, mesmo para os leitores que não relacionam o tal presidente a Trump. Mas, claro, torna-se ainda mais engraçado para quem faz a relação. Há camadas para leitores de todas as idades, com as mais variadas experiências.

Ao longo da história, as cartas de Samuel mostram as reflexões que ele faz - sozinho e nas conversas com a família - sobre a construção do muro para dividir o quarto e a melhor maneira de se relacionar com o irmão mais velho.

ServiçoQuerido Senhor Presidente Autoras: Sophie Siers e Anne Villeneuve Editora: Melhoramentos Preço médio: R$ 25

ESTANTE DE LETRINHASNo Facebook @blogestantedeletrinhasContato: estante.letrinhas@gmail.com

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.