PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura infantil e outras histórias

O desafio do tempo e do espaço em Um Lugar Chamado Aqui

Lançamento de Felipe Machado e Daniel Kondo fala de amor, da impossibilidade do encontro real, de tempo e de espaço, questões da contemporaneidade que nos afetam e muitas vezes nos afligem

Por Bia Reis
Atualização:
 

Vivemos tempos acelerados, em que a distância é relativa. Entramos em máquinas voadoras que fazem dois pontos longínquos parecerem próximos; nos conectamos a pessoas que vivem do outro lado do mundo, mas parecem estar a um palmo de nós.

PUBLICIDADE

Um Lugar Chamado Aqui, lançamento do jornalista, músico e escritor (não necessariamente nessa ordem) Felipe Machado e do ilustrador Daniel Kondo, pela Sesi-SP Editora, fala de amor, da impossibilidade do encontro real, de tempo e de espaço, questões da contemporaneidade que nos afetam e muitas vezes nos afligem.

No livro, Felipe conta a história de duas pessoas que moram cada um em um canto - ela, Lá e ele, Ali. Combinar os encontros era um desafio para os dois, e eles passam a se encontra em um terceiro local, Aqui.

A estrada até Aqui era repleta de obstáculos, mas valia a pena. Os momentos juntos eram tão bons que o tempo parecia parar. Quando queria ir para Aqui, ele esquecia outros compromissos, desmarcava com os amigos, adiantava os ponteiros do relógio. Ela também se desdobrava: mudava os horários, bagunçava a rotina, deixava as amigas de lado."

A história de Felipe tem inúmeras leituras e as ilustrações de Daniel abrem as portas para outras tantas interpretações, reais e digitais. Os desenhos foram criados com base em mapas de diferentes épocas, quase atemporais.

Publicidade

Guitarrista da banda Viper, Felipe Machado é jornalista e foi meu colega aqui no Grupo Estado, onde trabalhou por 11 anos. É autor dos livros Bacana Bacana - As Aventuras de um Jornalista pela Copa do Mundo da África do Sul (Editora Seoman), Ping Pong - As Aventuras de um Jornalista Brasileiro na China Olímpica (Editora Pau Brasil) e dos romances Olhos Cor de Chuva (Editora Escritura) e O Martelo dos Deuses (Editora Pau Brasil).  Daniel Kondo é ilustrador e já esteve nesta Estante de Letrinhas, no suplemento impresso, com Monstros do Cinema, parceria com Augusto Massi (Sesi-SP Editora).

ServiçoUm Lugar Chamado Aqui Escritor: Felipe Machado Ilustrador: Daniel Kondo Editora: Sesi-SP Preço: R$ 32

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.