PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura infantil e outras histórias

O conto cumulativo 'Uma Girafa e Tanto', de Shel Silverstein

Neste livro recém-reeditado pela Companhia das Letrinhas, o autor imagina o que aconteceria se uma girafa passasse a carregar tudo o que precisa - e o que não precisa também

Por Bia Reis
Atualização:
 

Você sabe o que é um conto cumulativo?

PUBLICIDADE

Conto cumulativo - ou lengalenga - é aquele em que a sequência narrativa se repete, encadeando novos elementos, sempre na mesma ordem. Em um certo ponto, algo acontece que faz a história ser desconstruída, na ordem inversa.

Pode parece complicado, mas a estrutura é simples, e as histórias são cheias de ritmo e humor.

Há muitos contos cumulativos por ai, mas hoje quero falar de um deles: Uma Girafa e Tanto, do autor Shel Silverstein (1932-1966), recém-reeditado pela Companhia das Letrinhas.

Nesta história, Silverstein faz o leitor imaginar o que aconteceria se uma girafa recebesse objetos diversos:

Publicidade

"Se lhe puser um chapéu barato em que dentro more um rato... Você terá de fato: uma girafa e tanto com chapéu de rato.

Se der a ela um terno chique, você vai ter um chilique... Pois é certo então que fique: um girafa e tanto de chapéu de rato e de terninho chique.

Se você colar uma rosa naquela venta fanhosa... Vai ficar todo prosa: uma girafa e tanto de chapéu de rato, de terninho chique e rosa na ventosa."

De tantas coisas que a girafa passa a carregar, algo acontecer, mas é, claro, aí só lendo para descobrir. A história faz, em alguma medida, uma reflexão sobre o consumo e sobre o quanto compramos e carregamos coisas inúteis para nossa vida.

Uma Girafa e Tanto foi publicado pela primeira vez em 1964 e traz ilustrações originais do autor, que aposta na simplicidade para desenhar os personagens e as ações.

Publicidade

Aproveito para indicar outro livro do Silverstein, justamente aquele que o consagrou - A Árvore Generosa -, que trata do amor entre um menino e uma árvore.

ServiçoUma Girafa e Tanto Autor: Shel Silverstein Editora: Companhia das Letras Preço médio: R$ 40 (capa dura)

(Bia Reis e Cristiane Rogerio)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.