O coelho pensante de Clarice Lispector
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

O coelho pensante de Clarice Lispector

Bia Reis

02 de outubro de 2013 | 15h00

Fui uma criança que não gostava de bonecas. No lugar delas, tinha coelhos, em todas as variações possíveis. Pelúcias, plástico, fantoches, massinhas, livros. Uma das minhas histórias preferidas era O Mistério do Coelho Pensante, de Clarice Lispector, cuja primeira edição data de 1967. Pois bem, qual não foi a minha alegria ao me deparar com o relançamento deste livro, pela editora Rocco, com ilustrações de Kammal João.

O Mistério do Coelho Pensante trata de questões existenciais, como a diferença entre a natureza do homem e do coelho. Reflete sobre o que fazemos por necessidade e o que fazemos por desejo. Tudo, claro, com a delicadeza e a leveza que as crianças exigem e com que Clarice sabe abordar.

Joãozinho – este é o nome do coelho branco que protagoniza a história – mexer o nariz com rapidez quando está pensando. Um dia, tem uma ideia incrível: fugir da casinhola onde vive. Mexendo seu nariz, descobre um jeito de fazer isso. Primeiro, decide sair da sua gaiola quando lhe falta comida. Mas ele gosta da sensação e passa a fugir com mais frequência, aparentemente sem motivos. Seus donos o resgatam, porém ele volta a sair – agora pelo prazer de estar livre. Nessas escapadas, Joãozinho faz suas descobertas: sobre o contorno da Terra, o amor e outras coisas além-casinhola.

Para ilustrar o livro, Kammal João abusa de triângulos, em referência ao nariz de seu chará Joãozinho. Também de formas geométricas e cores que encantam os leitores, independentemente da idade que tenham.

Serviço
O Mistério do Coelho Pensante
Escritora: Clarice Lispector
Ilustrador: Kammal João
Editora: Rocco – Coleção Rocco, Pequenos Leitores
Preço: R$ 39,50

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: