No livro-imagem ‘O Fio’, Suppa fala sobre câncer
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

No livro-imagem ‘O Fio’, Suppa fala sobre câncer

Obra é desdobramento de animação que a autora fez há cerca de dois anos para a Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer, entidade com a qual contribui

Bia Reis

31 de março de 2014 | 10h00

O Fio, da artista plástica, ilustradora e escritora Suppa, é um livro-imagem que trata de um tema duro com uma delicadeza impressionante. A obra é um desdobramento da animação O Fiozinho, que a autora fez há cerca de dois anos para a Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (Tucca), entidade com a qual contribui há uma década.

Da série Histórias sem Palavras, da editora Escala Educacional, O Fio narra a história de uma menina que descobre ter câncer e o tratamento que vem a seguir. Um mesmo fio, de lã azul, percorre as páginas ganhando novas formas. Pode ser a corda que a garota usa para brincar, as lágrimas que caem de seus olhos quando adoece, o tubo que leva a quimioterapia à sua veia ou o gorro que sua mãe tece para cobrir sua cabeça já sem cabelo. A menina mostra seu jeito particular de encarar a doença: com leveza.

Para criar O Fio, Suppa usou basicamente lápis e aplicou colagens nas roupas das personagens. Utilizou o computador apenas para colocar o fio azul que havia sido modelado e escadeado em vários formatos.

Serviço
O Fio
Autora: Suppa
Editora: Escala Educacional
Preço: R$ 36,90 (capa dura)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: