Bia Reis
31 de março de 2014 | 10h00
O Fio, da artista plástica, ilustradora e escritora Suppa, é um livro-imagem que trata de um tema duro com uma delicadeza impressionante. A obra é um desdobramento da animação O Fiozinho, que a autora fez há cerca de dois anos para a Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (Tucca), entidade com a qual contribui há uma década.
Da série Histórias sem Palavras, da editora Escala Educacional, O Fio narra a história de uma menina que descobre ter câncer e o tratamento que vem a seguir. Um mesmo fio, de lã azul, percorre as páginas ganhando novas formas. Pode ser a corda que a garota usa para brincar, as lágrimas que caem de seus olhos quando adoece, o tubo que leva a quimioterapia à sua veia ou o gorro que sua mãe tece para cobrir sua cabeça já sem cabelo. A menina mostra seu jeito particular de encarar a doença: com leveza.
Para criar O Fio, Suppa usou basicamente lápis e aplicou colagens nas roupas das personagens. Utilizou o computador apenas para colocar o fio azul que havia sido modelado e escadeado em vários formatos.
Serviço
O Fio
Autora: Suppa
Editora: Escala Educacional
Preço: R$ 36,90 (capa dura)
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.