No carnaval da Biblioteca Monteiro Lobato, bloco homenageia Marques de Rabicó
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

No carnaval da Biblioteca Monteiro Lobato, bloco homenageia Marques de Rabicó

Bia Reis

28 de fevereiro de 2014 | 08h00

Se um quadro pode nos fazer interessar pela obra de um pintor e uma música, pelos discos de uma banda, um bloco de carnaval pode, sim, ser o primeiro contato com os livros de um escritor. Isso já aconteceu inúmeras vezes com crianças que participam do Bloco das Emílias e Viscondes, que nesta sexta-feira, 28, percorrerá pelo nono ano o quarteirão da Vila Buarque, na região central, que cerca a biblioteca Monteiro Lobato.

Neste ano, o bloco, que sempre escolhe um personagem da obra de Lobato para homenagear, terá o Marques de Rabicó no centro do samba. No mês que antecedeu o desfile, funcionários da biblioteca e da ONG Espaço Arterial e crianças se debruçaram sobre os livros de Lobato atrás de Rabicó. Fizeram oficinas de fantasia e de percussão, criaram um samba-enredo e fabricaram um grande boneco do homenageado, como fazem com todos os escolhidos.

“Além de divulgar a literatura de Monteiro Lobato para as crianças, queremos resgatar o carnaval de rua, que é uma manifestação cultural pouco conhecida entre as crianças das grandes capitais da Região Sudeste”, conta Sueli Nemen Rocha, diretora da Biblioteca Monteiro Lobato.

Neste ano são esperadas cerca de 200 crianças. O bloco sairá às 15 horas, com concentração prevista para às 14 horas na Praça Rotary, onde fica a Biblioteca Monteiro Lobato. Endereço: Rua General Jardim, 485, na Vila Buarque, centro. Informações: (11) 3256-4122.

Foto: Sylvia Masini/2010

Tudo o que sabemos sobre:

Carnaval 2014; Monteiro Lobato; bloco

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: