Conheça os 10 livros infantis e juvenis finalistas do Jabuti
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Conheça os 10 livros infantis e juvenis finalistas do Jabuti

CBL divulga os livros que concorrem ao mais prestigiado prêmio da área no País

Bia Reis

03 de outubro de 2019 | 12h35

Imagem de edição do Prêmio Jabuti quando entrega ocorria na Sala São Paulo. Crédito: Alex Silva

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) acaba de divulgar os dez finalistas das 19 categorias do Prêmio Jabuti, o mais prestigiado do livro e da literatura no País.

Neste ano, a premiação está estruturada em quatro eixos: Literatura (conto, crônica, histórias em quadrinho, infantil, juvenil, poesia e romance), Ensaios (Artes; Bibliografia, Documentário e Reportagem; Ciências; Economia Criativa; e Humanidade), Livro (Capa, Ilustração, Impressão, Projeto Gráfico e Tradução) e Inovação (Fomento à Leitura e Livro Brasileiro Publicado no Exterior).

Na categoria infantil, o júri deste ano foi composto por Denise Guilherme (A Taba), Gabriela Romeu (jornalista) e Paulo Tatit (escritor e compositor). E na categoria juvenil, por Camila Werner (editora), Peter O’Sagae (escritor e especialista na área) e Socorro Acioli (escritora).

A segunda fase de apuração será no dia 31 de outubro, quando serão divulgados cinco finalistas de cada categoria.

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Confira a seguir os finalistas das categorias que envolvem a literatura infantil e juvenil, em ordem alfabética:

Infantil
A Avó Amarela, de Júlia Medeiros e Elisa Carareto. Editora: ÔZé Editora
Casa de Passarinho, de Ana Rosa Costa e Odilon Moraes. Editora: Editora Positivo
Chão de Peixes, de Lúcia Hiratsuka. Editora: Pequena Zahar
Donana e Titonho, de Ninfa Parreiras. Editora: Paulinas ** OBS: O livro foi feito em parceria com o ilustrador André Neves, mas foi escrito pela editora como sendo de autoria de Ninfa, segundo a CBL
Enreduana, de Mariana Massarani. Editora: Companhia das Letrinhas / Companhia das Letras ** OBS: O livro foi feito em parceria com Roger Mello, mas foi inscrito pela editora como sendo de autoria de Mariana, segundo a CBL
Minha Família Enauenê, de Maria Rita Valadão Carelli. Editora: FTD Educação
O Galo Gago, de Antonio Carlos Secchin. Editora: Editora Rocco
Olavo, de Odilon Moraes. Editora: Jujuba Editora
Papo Reto e Papo Curvo, de João Luiz Guimarães e Rosinha Bezerra. Editora: Editora do Brasil
Segredos de uma Vida no Museu, de Ana Rapha Nunes. Editora: Editora inverso

Juvenil
80 Degraus, de Luís Dill. Editora: Palavras Projetos Editoriais
A Coisa Brutamontes, de Renata Penzani. Editora: Companhia Editora de Pernambuco
A Grande Assembleia dos Bichos Pestilentos e Peçonhentos, de Ivan Jaf. Editora: Trioleca Casa Editorial
Antonino Peregrino, de Osvaldo Costa Martins. Editora: Autor Independente
As Novas Aventuras de Guaracy, de Paulo Virgilio D’Auria. Editora: Autor Independente
Clarice, de Roger Mello. Editora: Global Editora
História Guardadas pelo Rio, de Lúcia Hiratsuka. Editora: Edições SM
Horas Mortas, de Antônio Schimeneck. Editora: Ama Livros
O Cão e o Curumin, de Cristino Wapichana. Editora: Editora Melhoramentos
O Dia em que a Minha Vida Mudou por Causa de um Pneu Furado em Santa Rita do Passa Quatro, de Keka Reis. Editora: Seguinte/Companhia das Letras

A edição deste ano

Neste ano, o Jabuti separou as categorias Infantil e Juvenil, que haviam sido unidas em 2018, o que na época desencadeou críticas de autores da literatura infantil e juvenil. Em maio, conversei com o Pedro Almeida, curador desta edição do prêmio, que contou que as categorias haviam sido unidas, assim como aconteceu com outras, com a intenção de valorizar ainda mais o prêmio. “Avaliamos a união das categorias e achamos que foi uma medida acertada. Levamos em consideração demandas internas e externas, e entendemos que a única que não precisava ter sido unida foi Infantil e Juvenil. No ano passado já se tinha percebido isso, mas não houve tempo hábil para rever a decisão. Agora elas estão separadas e têm critérios diferentes de avaliação”, afirma Pedro.

Com a separação, na categoria Infantil os jurados passam a observar: (1) inventividade e originalidade com linguagem adequara para o público-alvo, (2) obras que despertem percepções, emoções e sensações e (3) obras que multipliquem ou expandam a experiência leitora. E na categoria juvenil: (1) inventividade na criação de personagens e de universos que representem ou não a realidade, (2) representação das culturas juvenis e colaboração com a construção de identidades e (3) linguagem atrativa que estimule a circulação de literatura entre os jovens.

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