PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura infantil e outras histórias

Campanha Leia Com Uma Criança 2022 prevê distribuição de 2 milhões de livros

Títulos serão direcionados a secretarias municipais de Educação e organizações da sociedade civil, como bibliotecas comunitárias e associações de bairro; população em geral tem acesso a livros digitais

Por Bia Reis
Atualização:

O escritor Otávio Júnior, a ilustradora Bruna Lubambo e o escritor Tiago Hakiy participam de conversa com Dianne Melo, do Leia Com Uma Criança, no Museu da Língua Portuguesa. Crédito: Bia Reis  

A campanha Leia Com Uma Criança, do Itaú Social, começa nesta segunda-feira, 8, e prevê neste ano a distribuição de 2 milhões de livros. A doação é direcionada a secretarias municipais de Educação e organizações da sociedade civil, como bibliotecas comunitárias e associações de bairro. O pedido pode ser feito por órgãos e instituições de todo o Brasil, mas serão priorizados os localizados em municípios mais vulneráveis, observando parâmetros como grau de concentração de renda e indicadores de pobreza, entre outros.

PUBLICIDADE

O Leia Com Uma Criança - que se chamava Leia Para Uma Criança - distribui anualmente dois títulos de alta qualidade literária, com curadoria da Associação Vaga Lume. São observados aspectos como tema, que deve ser relevante para a infância, e qualidade textual e gráfica. No edital para 2022 foram selecionados livros que valorizassem histórias, pessoas e culturas negras e indígenas, com o objetivo de contribuir com a diminuição das desigualdades e com a valorização das diferenças.

Foram escolhidas De Passinho em Passinho: Um Livro Para Sonhar e Dançar, com texto de Otávio Júnior e ilustrações de Bruna Lubambo, da Companhia das Letrinhas; e A Pescaria do Curumim e Outros Poemas Indígenas, com texto de Tiago Hakiy e ilustrações de Taísa Borges, da Panda Books.

Escritor, contador de histórias, ator e produtor teatral, Otávio Júnior ficou conhecido por abrir a primeira biblioteca nas comunidades dos Complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. Em 2020, Otávio venceu o mais importante prêmio da literatura brasileira, o Jabuti, com Da Minha Janela, com ilustrações de Vanina Starkoff, também publicado pela Companhia das Letrinhas.

Tiago Hakiy é escritor, poeta e contador de histórias, descendente do povo Sateré Mawé. Formado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas, foi vencedor do Concurso Tamoios de Textos de Escritores Indígenas em 2012.

Publicidade

O programa, que distribuiu 63 milhões de livros em seus 12 anos de existência, foi modificado em 2020. Antes, qualquer pessoa interessada podia acessar o site do Leia e fazer o pedido para receber os títulos do ano em casa. Agora, o município ou a instituição interessada deve fazer o cadastro, das 12 horas do dia 8 de agosto até as 18 horas de 2 de setembro, no site (para mais informações, clique aqui), e aguardar o resultado. Receberão o material os que estiverem nas localidades mais vulneráveis. Uma tentativa de chegar a quem mais precisa.

Para a população em geral, o Leia também disponibiliza gratuitamente 14 títulos da estante digital e um acervo de 22 obras que já foram distribuídas nos anos anteriores. Há versões audiovisuais acessíveis.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas na página do Leia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.