As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Histórias de aves

Bia Reis

06 de março de 2014 | 15h50

Os animais vivem nas histórias feitas para crianças. Hoje vou mostrar dois livros que têm aves como personagens centrais – um corvo e um papagaio. Ambos têm mais uma característica em comum: os autores produziram tanto os textos quanto as ilustrações.

O primeiro é A Sorte de Pipo, do alemão Matze Doebele, lançado no Brasil pela editora Peirópolis. Aqui, o autor narra a história de um corvo que nasce em um ninho no alto da chaminé de uma velha fábrica. O narrador conta que ele seria um corvo feliz se não fosse um problema em suas asas – curtas, elas o impedem de voar. Pipo tenta de tudo, mas “seus pés pareciam estar colados ao ninho”.

O corvo vê seus irmãos deslizarem pelo céu e ouve zombarias dos vizinhos, que o chamam de pinguim – um xingamento para os corvos. Triste, ele pensa que, se todos o chamam de pinguim, o melhor a fazer é virar de fato um pinguim. Solitário, Pipo começa sua viagem em busca do que acha ser a felicidade e se torna amigo de um gato, que decide ajudar o pequeno corvo.

A Sorte de Pipo fala de diversidade, respeito às diferenças, ética e amizade. Trata de solidão e desamparo, mas também de esperança e reencontro. É impossível não se identificar com Pipo. O tamanho das asas é o que difere o corvinho dos demais, mas poderia ser qualquer outra coisa. As pinturas de Doebele são lindas. Com predomínio de bege e preto, ele consegue transmitir o clima sombrio da história, que ganha cores mais claras conforme a narrativa avança.

O segundo livro é E Agora, Papagaio?, de Gilles Eduar, lançamento da editora Jujuba. Com frases simples, o livro é um convite aos leitores que estão estreando no mundo das letras e dos números. A cada virar de páginas, a criança é chamada a responder a pergunta “O que você está vendo, papagaio?”, junto com o menino que pedala sua bicicleta no transcorrer da história. O leitor acompanha a sequência numérica, as ilustrações engraçadas e as rimas gostosas de ouvir até que os dois chegam a um circo colorido onde estão todos os personagens com os quais se depararam.

A Sorte de Pipo
Autor: Matze Doebele
Tradução: Hedi Gnädinger
Editora: Peirópolis
Preço: R$ 32

E Agora, Papagaio?
Autor: Gilles Eduar
Editora: Jujuba
Preço: R$ 36

Tudo o que sabemos sobre:

animaisavesJujubalançamentoPeirópolis

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.