Escuro é personagem em livro infantil sobre o temor
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Escuro é personagem em livro infantil sobre o temor

Lemony Snicket e Jon Klassen contam a história de um garoto que recebe a visita do escuro em seu quarto

Bia Reis

10 de fevereiro de 2015 | 08h05

o-escuro

O medo do escuro é quase universal entre as crianças pequenas, especialmente até os 7 anos, quando a imaginação anda a mil e elas não conseguem diferenciar realidade e fantasia. Para algumas, o temor é diário, instantâneo como o apagar das luzes na hora de dormir. Para outras, chega de repente, depois de uma história ou de um filme mais assustador.

Na literatura, vira e mexe o tema aparece. Em O Escuro, lançamento da Companhia das Letrinhas, o escritor Lemony Snicket, pseudônimo de Daniel Handler, e o ilustrador Jon Klassen transformaram o escuro em personagem.

Estante de Letrinhas no Facebook: Curta!
E também no Twitter: Siga!

Neste lançamento, Snicket e Klassen apresentam a história de Luca, um garoto que mora em uma casa grande, com telhado que rangia, janelas frias e muitas escadas. O escuro, conta o narrador, morava na mesma casa e se escondia no armário, atrás da cortina do banheiro e principalmente no porão.

À noite, o escuro saía do porão e ocupava a casa. Luca achava que no seu quarto, com uma luzinha acesa, estava seguro. Até que o escuro resolve visitá-lo.

o-escuro2

As ilustrações captam com precisão o tom da história. As cores mais vivas do começo do livro vão se tornando mais sóbrias conforme o escuro avança pela casa.

O Escuro é o 23º livro de Snicket pela editora, que já trouxe para o Brasil 13 Incidentes Suspeitos (2014), 13 Palavras (2013) e O Compositor Está Morto (2012).

Serviço
O Escuro
Escritor: Lemony Snicket
Ilustrador: Jon Klassen
Tradutor: Érico Assis
Editora: Companhia das Letrinhas
Preço: R$ 35

Tudo o que sabemos sobre:

Companhia das Letrinhas

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: