Foto do(a) blog

Literatura infantil e outras histórias

Conheça os finalistas da 4ª edição do Prêmio Retratos da Leitura

Instituto Pró-Livro recebeu neste ano 216 inscrições de ações que promovem o livro e a literatura em todo o País; blog Estante de Letrinhas está entre os finalistas

PUBLICIDADE

Por Bia Reis
Atualização:
 

O Instituto Pró-Livro (IPL) acaba de anunciar os 42 projetos finalistas da 4.ª edição do Prêmio Retratos da Leitura. Um total de 216 iniciativas de todo o Brasil se inscreveram neste ano, em quatro categorias: Bibliotecas, Cadeia Produtiva, Mídia e Organizações Sociais Civis. O blog Estante de Letrinhas está entre os finalistas na categoria Mídia.

Segundo o IPL, houve aumento de inscritos em todas as categorias em relação ao ano anterior. O maior porcentual foi registrado em Bibliotecas (50%) - desta vez as iniciativas escolares puderam concorrer -, seguido por Organizações Sociais Civis (22%), Mídias (15%) e Cadeia Produtiva (13%).

A seguir, os finalistas:

Cadeia Produtiva

PUBLICIDADE

A Cidade da Gente (Brasil) Akangatu - A Palavra Feita Forma (SP) Caixa de Cultura (SP) Clube do Livro (RJ) Projeto Escritores Mirins (SP) Ler é Bom, Experimente (Brasil) Rádio Companhia (Brasil) Sesc Mais Leitura (RS) Tradução - Processo de Criação e Mídias Sonoras (BA) Transversalidades (DF)

Publicidade

Organizações Sociais

Biblioteca Comunitária Pró-Saber (SP) Espaço de Leitura (SP) Festival Nacional Icozeiro (CE) História Viva Ouvir e Contar (SP) Leitura em Todos os Cantos (SP) O Contágio Pela Leitura (RN) Palavras Que Libertam (RJ) Projeto Escolas do Sertão (SC/PI) Rede Beija-Flor (SP) Rede Loucos por Leitura (MG)

Mídia

A Cigarra e a Formiga / booktuber (Brasil) Conversações - Literatura em Movimento! (MG) Estante de Letrinhas / blog do Estadão (Brasil) Fafá Conta / booktuber (Brasil) Kids Indoors / blog (Brasil) Leia Mulheres / site (Brasil) Livrada! / booktuber (Brasil) Página Cinco / blog (Brasil) Rádio Caractere / podcast (Brasil) Revista Pessoa / revista digital (Brasil)

Bibliotecas - Públicas e Comunitárias

Publicidade

A Biblioteca Pública de Lagoa Santa e a Democratização da Leitura para a Pessoa com Deficiência Visual (MG) Biblioteca Comunitária Casa Azul (RJ) Biblioteca Comunitária em Ação (MG) Biblioteca Comunitária Santa Rosa - (AC) Biblioteca Itinerante Estevão de Mendonça (MT) Clube do Livro (SP) Curitiba Lê (PR) Feira de Troca de Livros da Escola Estadual Prof. Inah de Melo (SP) Libris - Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (GO) Programa Arte, Leitura e Cultura: Uma Bela Mistura! (MT) Programa Sombrinha Literária (CE) Protagonismo Literário Dentro e Fora da Escola (RN)

Tem projetos muito legais selecionados e todos estão cadastrados na Plataforma Pró-Livro. Para conhecê-los, acesse: www.plataformaprolivro.org.br.

Finalistas participam da entregue do prêmio em 2018. Crédito: Divulgação/IPL  

Neste ano, a comissão de avaliadores que selecionou os finalistas foi composta por:

- Na categoria Bibliotecas: Adriana Cybele Ferrari, presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab); Patrícia Diaz, diretora de Desenvolvimento Educacional da Comunidade Educativa (Cedac); e Sandra Mendrano, coordenadora pedagógica da Comunidade Educativa (Cedac) - Na categoria Cadeia Produtiva: Vera Esaú, gerente de relacionamento da Câmara Brasileira do Livro (CBL); e Vanessa Espínola, coordenadora do Ecofuturo - Na categoria Mídias: Leonardo Neto, editor do Publishnews; e Manuel da Costa Pinto, jornalista da Folha de S.Paulo - Na categoria Organizações Sociais Civis: José Alves, do Núcleo de Tecnologia e Educação do Cenpec; Iracema Nascimento, consultora da Rede Leitura e Escrita de Qualidade para Todos (LEQT)

Agora, os jurados escolheram, entre os finalistas, três ganhadores em cada categoria.

Publicidade

O anúncio dos vencedores ocorrerá em 4 de dezembro, no Unibes Cultural, em São Paulo, e contará com a presença do patrono do prêmio, o escritor Pedro Bandeira.

Criado e mantido pela Abrelivros, Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), o Instituto Pró-Livro tem a missão de transformar o Brasil em um país de leitores, promovendo pesquisas e ações de fomento à leitura. É o IPL que realiza a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o maior estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro, que avalia e orienta as políticas públicas em relação ao tema no País.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.