Foto do(a) blog

Literatura infantil e outras histórias

As ilustrações de Dalí para 'Alice no País das Maravilhas'

Os desenhos feitos pelo pintor surrealista podem ser visitados no Instituto Tomie Otake, em São Paulo, até o dia 11

PUBLICIDADE

Por Bia Reis
Atualização:
 Foto: Estadão

Este 2015 começa nesta Estante de Letrinhas com uma mistura de arte e literatura...

PUBLICIDADE

Você se lembra qual foi o primeiro desenho que viu da menina Alice, do País das Maravilhas? A tarefa é difícil para a maioria dos leitores por um motivo simples: existem milhares de edições do livro de Lewis Carrol, publicado pela primeira vez em 1865, e elas têm diferentes ilustradores. Na sua cabeça pode ter ficado ainda a clássica imagem de Alice criada pela Disney, em 1951. Ou até a da personagem em jogo de vídeo game.

Pois bem, neste post que abre o ano, quero falar das ilustrações que o pintor surrealista Salvador Dalí fez para uma versão do texto publicada em 1969 - elas podem ser vistas até o dia 11 de janeiro no Instituto Tomie Otake, em São Paulo.

Estante de Letrinhas no Facebook: Curta!E também no Twitter: Siga!

São 13 ilustrações feitas em heliogravura, uma para cada um dos 12 capítulos e outra para a capa. Publicada pela Maecenas Press-Random House, de Nova York, a edição foi distribuída na época como livro do mês. Recentemente, as ilustrações foram digitalizadas pela Galeria William Bennett (veja abaixo uma delas) e um exemplar do livro original foi colocado à venda na Amazon por US$ 12,9 mil.

Publicidade

A exposição de Dalí no Tomie Otake fica aberta até domingo, das 11h às 18h. As senhas, válidas para o dia, podem ser retiradas a partir das 10h, para três horários: 11h, 14h e 17h. As filas estão enormes e permanecem dentro do instituto. Vá munido de bastante paciência.

 Foto: Estadão

No Brasil, a mais recente edição de Alice no País das Maravilhas foi lançada pela editora Globo, com ilustrações psicodélicas da artista plástica japonesa Yayoi Kusama.

ServiçoInstituto Tomie Otake Av. Faria Lima, 201 - entrada pela Rua Coropés - Pinheiros Telefone: (11) 2245-1900 Entrada gratuita

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.