Foto do(a) blog

Literatura infantil e outras histórias

Antonhy Browne narra mudanças sob o olhar de uma criança

Um dos mais importantes autores contemporâneos da literatura infantil conta o que se passa na cabeça de Gregório após ouvir do pai que as ‘coisas iam mudar’

PUBLICIDADE

Por Bia Reis
Atualização:
 

Qual é o impacto da chegada de um irmãozinho para uma criança?

PUBLICIDADE

Tudo Muda, o mais recente lançamento no Brasil do inglês Anthony Browne, trata do tema com originalidade e surrealismo. O livro deixa claro porque o autor - um dos principais nomes contemporâneos da chamada literatura infantil -, é muitas vezes comparado a Lewis Carroll e Maurice Sendak.

Na história, Gregório está em casa sozinho e espera seus pais retornarem. Antes de sair para buscar a mãe, o pai havia dito que "as coisas iam mudar". Esta frase, enigmática - como outras tantas que dizemos às crianças e são compreensíveis apenas para nós -, parece despertar a imaginação do garoto.

Estante de Letrinhas no Facebook: Curta!E também no Twitter: Siga!

O menino, então, começa a ver objetos de seu cotidiano se transformarem: a chaleira ganha contornos de um gato, sua pantufa adquire asas, a pia do banheiro parece ter nariz e boca, o sofá surge com mãos de um gorila, animal que frequentemente está nas histórias de Browne. Como em outras de suas obras, o inglês criou uma criança protagonista sensível e solitária.

Publicidade

Neste livro, não basta apenas ler o texto - é preciso ler também as imagens. Cada linguagem conta um pouco da história, e é no entrelaçamento das duas que Browne traça sua narrativa.

As ilustrações são realistas, quase fotográficas, surreais e cheias de metáforas. A obra de Browne é marcada por referências a obras de arte e, neste livro, ele cita o pintor holandês pós-impressionista Vicent Van Gogh e sua obra Noite Estrelada.

Livros ilustrados são para pessoas de qualquer idade, e não livros para serem deixados para trás conforme envelhecemos. Os melhores livros deixam uma lacuna tentadora entre as figuras e as palavras, uma lacuna que é preenchida com a imaginação do autor, o que acrescenta muito entusiasmo à experiência do livro."

Reconhecido no exterior e no Brasil, Browne já publicou mais de 40 livros. Em 2000, recebeu o prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante da literatura infantil mundial.

Browne já esteve nesta Estante, com Vozes no Parque. Há pouco mais de um ano, o Caderno 2 publicou uma reportagem sobre a obra do inglês publicada no Brasil (clique aqui para ler).

Publicidade

 

 

ServiçoTudo MudaAutor: Anthony Browne Tradutor: Clarice Duque Estrada Editora: Pequena Zahar Preço: R$ 44,90

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.