Adolescentes são protagonistas de 15 contos de diferentes escritores
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Adolescentes são protagonistas de 15 contos de diferentes escritores

'A Vida É Logo Aqui' retrata as alegrias e as angústias de enfrentar a passagem para a vida adulta

Bia Reis

13 de março de 2015 | 07h31

a_vida_e_logo_aqui550

Quinze escritores, quinze contos, quinze protagonistas adolescentes.

Esta é a estrutura que está por trás de A Vida É Logo Aqui, lançamento da Editora Sesi-SP. Organizado por Nelson de Oliveira, o livro retrata as alegrias e as dificuldades de enfrentar a passagem para a vida adulta. Nas histórias estão os amores, as escolhas, as transformações, a descoberta da sexualidade, a vontade de participar cada vez mais do mundo. Está também o universo da tecnologia, com Ipods, celulares, WhatsApp, selfies, Netflix e YouTube.

Se por um lado os adolescentes se verão retratados nos personagens que recheiam as histórias, os adultos que se arriscarem à leitura sentirão saudades de uma fase marcada por tantas angústias e descobertas.

Em Dani Vai Dançar, a escritora Silvana Tavano narra a dureza de “adolescer” quando se é muito tímido em um sociedade que valoriza quem é popular. Com delicadeza, Silvana conta o desabrochar de uma menina quem nem sorvete conseguia comprar sozinha na praia. Sua vida é modificada quando enfrenta o desafio de viajar com a turma da escola. A narrativa, em primeira pessoa, é entrelaçada por frases da mãe, que revelam as inúmeras tentativas de ajudar a filha, e pelos seus pensamentos. O desfecho é poesia pura.

Estante de Letrinhas no Facebook: Curta!
E também no Twitter: Siga!

Leo Cunha – que já esteve nesta Estante de Letrinhas com Uma Aventura no Sonho – resgata as manifestações que se espalharam pelo Brasil em 2013 para o cenário de sua narrativa, Hashtag, e fala do surgimento do amor. Também em primeira pessoa, seu conto se passa parte na escola, parte em um protesto. Cunha retrata o fato de parte das pessoas não saberem exatamente o motivo de estarem na rua. Mas também mostra gente engajada.

Em Falei Para Analú, Tino Freitas mergulha nas questões do amor e da sexualidade, mas fala também de amizade e descobertas. Conta a história de uma menina que se apaixona por Andrea, um menino dois anos mais velho do que ela. Corajosa, se aproxima durante uma festa e descobre que a afinidade pode se dar de várias maneiras. Freitas constrói um texto rápido, com referências musicais, de séries, de livros e reproduz muitas vezes o jeito mais enfático de falar dos adolescentes. Não há como não se identificar. Tino já esteve nesta Estante inúmeras vezes, com Bichano, Primeira Palavra e Os Invisíveis, entre outros. 

Além dos três autores citados, também escreveram para a coletânea Adriano Messias, Carla Caruso, Claudio Fragata, Cristina Porto, Flávia Côrtes, João Anzanello Carrascoza, Luís Dill, Luiz Bras, Maria José Silveira, Marília Pirillo, Sônia Barros e Tânia Martinelli.

Serviço
A Vida É Logo Aqui
Organização: Nelson de Oliveira
Editora: Sesi-SP
Preço: R$ 36,90

Tudo o que sabemos sobre:

editora Sesi-SP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: