15 atividades para crianças e jovens do 7º Festival do Livro e da Literatura de São Miguel
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

15 atividades para crianças e jovens do 7º Festival do Livro e da Literatura de São Miguel

Evento ocorrerá de 9 a 11 de novembro na periferia da zona leste de São Paulo; atividades são baseadas no tema Narrativas de Gênero: Feminino, Feminismo e Outras Histórias

Bia Reis

04 de novembro de 2016 | 17h32

festival do livro e da literatura de smp 2

Crédito das fotos: Divulgação

 

300 horas de programação, 267 atividades em 47 locais, 26 escolas públicas envolvidas, 8 mil livros arrecadados e que serão distribuídos ao longo de três dias. Os números do 7.º Festival do Livro e da Literatura de São Miguel, que será realizado de 9 a 11 de novembro, na periferia da zona leste de São Paulo, revelam a dimensão do evento. E o tema escolhido – Narrativas de Gênero: Feminino, Feminismo e Outras Histórias – deixa claro a atualidade das reflexões propostas.

“Queremos ampliar a voz da mulher e o olhar sobre o feminismo e também mostrar a presença feminina na literatura”, afirma Inácio Pereira, coordenador do festival, que é organizado pela Fundação Tide Setubal, que atua na região. “A literatura pode ser usada como elemento de inserção e é importante para fortalecer a identidade local, não isolando, mas sim dialogando com o centro e com outras periferias.”

Entre as atividades desenvolvidas para crianças e jovens estão contação de história, conversas com autoras, espetáculos de teatro e dança e exposições. Confira a seguir 15 sugestões pinçadas da extensa programação do festival:

festival do livro e da literatura de smp 1

1
Contação de Histórias: Cisnes Selvagens, com Cia. do Mar
Um bom rei, pai de 11 príncipes e de uma princesa, chamada Eliza, se casa novamente após a morte da rainha. Sua nova mulher não gosta dos enteados e com um feitiço transforma os meninos em cisnes selvagens. Só resta à princesa Eliza percorrer uma longa trajetória de aventuras e desafios para desfazer o feitiço, fazendo com que seus irmãos assumam a forma humana novamente.
Onde: Cecra Ademir de Almeida Lemos, na Rua Havórtia, 11, no Jardim das Camélias
Quando: Dia 9, às 14h

2
Histórias Africanas para Crianças Grandes e Pequenas, com Lili Flor e Paulo Pixu
Desde sempre, os habitantes da África converteram a história em lenda e as anedotas em contos. São as fábulas de animais contadas às crianças para transmitir saberes e valores preciosos. Histórias africanas para crianças grandes e pequenas propõe uma aproximação com essa mitologia africana tão rica e tão presente na mitologia afro-brasileira na troca de experiências e saberes.
Onde: CEI Jardim Lapenna, na Rua Doutor Almiro dos Reis, 54, no Jardim Lapenna
Quando: Dia 9, às 9h30

3
Recital de Poesia
Alunos dos ensino fundamental e médio recitarão poesias de autores como Cecília Meireles, Clarice Lispector, Manuel Bandeira e Fernando Pessoa, entre outros. Também recitarão poemas de criação própria inspirados nas mulheres admiradas por eles.
Onde: EE Deputado João Dória, na Rua José Alves Irmão, 30, no Itaim Paulista
Quando: Dia 9, às 8h30

4
Literasampinha
Encontro para discutir questões de políticas públicas de leitura e literárias com as crianças e os adolescentes. Durante o encontro, as crianças participam de oficinas com mediadores que incentivam o contato com o livro e a produção literária. Além das oficinas, o grupo apresenta cordéis, músicas e declamações de poesias.
Onde: Emei Epitácio Pessoa, na Rua Daniel Arcioni, 10, no Limoeiro
Quando: Dia 9, às 15h30

festival do livro e da literatura de smp 4

5
Contação de História Caipira: Shakespira, com Cordel do Benedito
Imagine a poesia de William Shakespeare misturada com a poesia caipira. O palhaço Benedito sonha com o escritor inglês e no seu sonho encontra seu parceiro Rabiola. Os dois resolvem interpretar dois dos maiores clássicos de Shakespeare do seu “jeitinho caipira”. Para isso, recorrem à métrica da literatura de cordel e até mesmo de ritmos tradicionais da viola caipira. Shakespira é um espetáculo para rir e refletir. Nesse espetáculo, Romeu e Julieta ganham uma roupa xadrez e ritmos do cancioneiro brasileiro. O famoso monólogo de Hamlet, na visão do palhaço caipira, se torna um monólogo sobre a própria existência do caipira dentro dos grandes centros urbanos.
Onde: Galpão de Cultura e Cidadania, na Rua Serra da Juruoca, 112, no Jardim Lapenna
Quando: Dia 9, às 10h

6
Diálogos Literários – Africanidades, Relações Raciais e Gênero: Políticas Públicas na Área do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas no Brasil
Encontro com Cidinha da Silva, escritora negra, blogueira, autora de diversas crônicas, contos, poesias e obras de literatura infantil que abordam as relações raciais e de gênero em diálogo com educação e juventude. É organizadora do livro Africanidades e Relações Raciais: Insumos Para Políticas Públicas na Área do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas no Brasil.
Onde: Biblioteca Raimundo de Menezes, na Avenida Nordestina, 780, em São Miguel Paulista
Quando: Dia 9, das 10h às 12h

7
Contação de Histórias: Viajantes da Imaginação
Zeca e Beto apresentam as histórias A Galinha Ruiva, O Sapo e a Cobra, Bruxa, Bruxa Venha à Minha Festa e as brincadeiras Dança do Corpo Mole, Manteiga no Pão e Dança Saia Piaba, com Cia. Viajantes da Imaginação.
Onde: Biblioteca Raimundo de Menezes, na Avenida Nordestina, 780, São Miguel Paulista
Quando: Dia 9, às 15h

Estante de Letrinhas no Facebook: Curta!
Também no Twitter: Siga!
E agora no Instagram: Acompanhe!

8
Exposição Varal da Cecília
Estudantes da EE Shinquichi Agari e a professora Sandra Shizue realizam uma exposição em homenagem à escritora Cecília Meireles: “Há pessoas que nos falam e nem escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam. Mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre”.
Onde: Biblioteca Vicente Paulo Guimarães, na Rua Jaguar, 225, na Vila Curuçá
Quando: Dia 9, às 14h

9
Teatro – A Magia da Leitura
Espetáculo sobre uma menina que descobre a magia da leitura, com participação dos educandos do CCA Parque Paulistano e orientação de Doca Ribeiro.
Onde: CCA Parque Paulistano – Sepas, na Rua Santa Rosa de Lima, 701, no Parque Paulistano
Quando: Dia 9, às 9h

10
Oficina: Viagem de Letras
Você gosta de escrever ou tem vontade de gostar? Então, embarque na oficina Viagem de Letras. Venha aprender recursos simples e bacanas para escrever e criar numa experiência leve e bem-humorada. Os participantes poderão voar com Fernão Capelo Gaivota e descobrir novas histórias, dialogar com imagens de grandes escritores como Clarice Lispector, Cora Coralina e Guimarães Rosa. A oficina será dada por Andrea de Arruda Botelho Borges, psicanalista, mestre em Psicologia e doutora em Ciências da Comunicação.
Onde: Galpão de Cultura e Cidadania, na Rua Serra da Juruoca, 112, no Jardim Lapenna
Quando: Dia 9, às 14h

festival do livro e da literatura de smp 3

11
Colheita de Frutos Literários
Cerca de 8 mil livros esperam pela colheita da comunidade nas árvores da praça da Biblioteca Espaço Alana.
Onde: Nos 46 pontos do evento
Quando: Nos três dias do evento

12
O Feminino no Universo Mágico de Harry Potter – Dinâmica da Casa Lufa-Lufa: Fantasia Maluca
Vestidas como os personagens de Harry Potter, equipes serão montadas representando as casas de Hogwarts e devem misturar roupas e esperar que todos sejam rápidos o bastante para ganhar esse jogo. Pontos serão atribuídos à equipe que terminar primeiro a atividade e somarão para o campeonato geral das casas Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-lufa. O resultado será divulgado ao término do Festival, em redes sociais. A dinâmica possibilita à criança treinar sua memória visual, a percepção, a coordenação motora, além do trabalho em equipe. Público-alvo: crianças entre 6 e 10 anos. Limite de 20 pessoas por sessão. Agendamento: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus São Miguel (curso de Letras). Telefones: 2037-5755 ou 2037-5756 (falar com Lucas ou Gustavo).
Onde: Praça Morumbizinho, em frente à Universidade Cruzeiro do Sul
Quando: Dia 9, das 9h30 às 10h

13
Espaço BiblioSesc – Mediação de Leitura, com Collectivus de Leitura
A mediação de leitura é um importante instrumento na promoção do encontro entre os livros e os leitores. Por meio do mediador de leitura, os livros ganham vida e nos apresentam possibilidades de mundos, emoções e imaginação. Além disso, a leitura partilhada potencializa a criação de laços entre as pessoas e os livros. Atividade com o Collectivus de Leitura, grupo interdisciplinar formado por pessoas ligadas às áreas de cultura e educação.
Onde: Praça Morumbizinho, em frente à Universidade Cruzeiro do Sul
Quando: Dia 9, das 10h às 14h

14
Feira de Troca de Livros e Gibis
A Feira de Troca de Livros e Gibis, realizada pelo Serviço de Extensão da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB), tem como objetivo promover a leitura, criando oportunidade para que o público atualize ou amplie sua biblioteca pessoal sem custos, trocando um título, já lido ou não, por outro de seu interesse. As trocas poderão ser feitas diretamente entre os usuários e as bancas ou entre si. Os livros estarão separados por literatura brasileira – clássicos e contemporâneos -, literatura estrangeira (traduzidos), outros idiomas, poesias, contos, crônicas e teatro, religião e autoajuda, artes, juvenil, infantil, gibis, audiolivros, mangás e quadrinhos. Exige-se apenas que os livros não sejam didáticos e que estejam em bom estado de conservação.
Onde: Praça Morumbizinho, em frente à Universidade Cruzeiro do Sul
Quando: Dia 9, das 10h às 16h

15
Contando e Encantando Histórias, com Márcia Fonseca
Narração de histórias infantis diversas, entremeadas por canções e brincadeiras. Menina Bonita do Laço de Fita, da escritora Ana Maria Machado, é uma delas. A narrativa apresenta um coelhinho branco que sonhava ser pretinho como a menininha linda da casa ao lado. Uma história sobre cores, etnias, origem e amor, entre outros temas.
Onde: Biblioteca Raimundo de Menezes, na Avenida Nordestina, 780 – São Miguel Paulista
Quando: Dia 10, às 10h

Clique aqui para conferir a programação completa.

Tudo o que sabemos sobre:

Estante de Letrinhas

Tendências: