Foto do(a) blog

Um espaço para a discussão de ideias para nosso tempo

Raoul Coutard: a luz infinita da Nouvelle Vague

PUBLICIDADE

Por Eduardo Wolf
Atualização:

Por Willian Silveira

PUBLICIDADE

"O cinema substitui o nosso olhar por um mundo mais em harmonia com os nossos desejos", anuncia o narrador de "O Desprezo" (1963). A frase, no filme atribuída incorretamente a André Bazin (1918 - 1958) - a autoria é de Michel Mourlet, no ensaio Sur un art ignoré -, ecoa junto à caminhada solitária de Camille Javal, destituindo da personagem de Brigitte Bardot o protagonismo de uma das mais impactantes cenas de abertura já produzidas.

A proposta de um cinema que desse conta dos anseios de seus realizadores foi o ponto de partida para que o grupo de críticos da revista Cahiers du Cinéma transformassem a ideia em ação. Assim nascia a Nouvelle Vague, a nova onda francesa, atuando na contramão do modelo de cinema predominante do pós-guerra, arranjado em uma estrutura tradicional voltada para o entretenimento, e com a ambição de elevar a sequência de imagens à mesma condição artística da pintura e da literatura. Para isso, o primeiro passo era romper com o padrão de produção exportado por Hollywood, no qual um diretor como Cecil B. DeMille (1881 - 1959), subordinado aos produtores e aos estúdios, assinava cinco filmes em um ano. O verbo preferido dos franceses, sabemos, nunca foi o "realizar", mas o "pensar". Amplamente conhecida, a onda francesa difundiu de forma muito competente o nome de seus idealizadores, em especial Jean-Luc Godard, François Truffaut, Claude Chabrol, Eric Rohmer e Jacques Rivette. No entanto, o desconhecimento é praticamente completo quando se trata do responsável pelos momentos mais sublimes proporcionados pelo movimento: Raoul Coutard.

Nascido em Paris, em 1924, Coutard teve uma trajetória definida pela combinação de imposições e acasos. Na faculdade, desejava estudar química, mas acabou tendo de trocar de curso ao ser informado do valor da matrícula. No caso, escolheu a mais acessível, e por fim se viu nas disciplinas de fotografia. Cumpriu a vocação de todo o francês da sua geração, fez parte do exército e participou do pesadelo - como todo pesadelo, inesperado - denominado Guerra da Indochina. Mesmo poupado de contabilizar nas estatísticas, não retornou à França. Optou por permanecer no Vietnã durante a década seguinte, desta vez cobrindo os confrontos para as revistas Paris-Match, Time e Life. Ao se dar conta de que a fotografia de guerra não é profissão mas destino, aceitou trabalhar no longa de um diretor estreante a fim modificar a própria sorte. E conseguiu. Sem nunca ter manuseado uma câmera de filmar, chegou no set de "La passe du diable" (1958) para descobrir que Pierre Schoendoerffer não o contratara para ser fotógrafo de still, como imaginara, mas para assumir a direção de fotografia. Uma vez mais a vida conduzia Coutard em direção aos desafios da imagem - e esse imperativo fez toda a diferença. Dois anos depois, em seu quarto trabalho, Raoul Coutard seria o nome por trás de "Acossado", um farol comandado por Jean-Luc Godard na pretensão de guiar o cinema moderno. Ainda no mesmo ano, filmaria o thriller Atirem no pianista, dirigido por um fã declarado de Alfred Hitchcock, François Truffaut.

 

Publicidade

Em uma carreira que ultrapassa cinco décadas, Raoul Coutard trabalhou com vários cineastas, do grego Costa-Gavras ao japonês Nagisa Oshima, contabilizando em torno de 70 longa-metragens. Apesar da versatilidade, será sempre lembrado como o fotógrafo da Nouvelle Vague, parceiro de Godard em pelo menos uma dezena de títulos e o responsável pelos melhores filmes da geração Cahiers, entre eles "Acossado", "Jules e Jim", "O Demônio das Onze Horas" e "Bando à Parte". À medida que soube incorporar os novos recursos técnicos, como películas mais sensíveis e equipamentos portáteis, a favor de ilustrar as angústias sociais, políticas e existenciais do período, Coutard foi além da simples identificação com o movimento. A singularidade de uma composição de takes longos, luz natural e registro documental tratou de moldar a identidade visual da Nouvelle Vague.

Ironicamente, os prêmios chegaram tarde na carreira de Coutard. A melhor fase passou em branco e o primeiro reconhecimento chegou somente nos anos 70, ao receber o César de fotografia, o Oscar francês, por "Le Crabe - Tambour" (1972), do mesmo diretor que acidentalmente o colocou atrás de uma câmera. Cannes e Veneza reconheceram seu talento ao premiar Paixão (1982) e Carmen (1983), respectivamente, ambos de Godard. Infelizmente, a relação amistosa entre diretor e fotógrafo ficara para trás, assim como a estética dos anos dourados da parceria.

Do período em que conviveu entre a vida e a morte, Coutard extraiu o lema ao qual se manteve fiel durante toda a carreira. Independente do diretor com o qual trabalhasse, o objetivo da fotografia se manteria o mesmo: transmitir emoção. Como no encalço de um sentimento ligado ao passado, Raoul se aproximou justamente de Philippe Garrel para os seus últimos trabalhos. O retorno ao preto e branco nos possibilitou ainda a beleza dos contrastes em "La naissance de l'amour" (1993) e "Inocência Selvagem" (2001). Sem maiores alardes, Coutard partiu neste início de novembro, aos 92 anos.

Os 10 melhores filmes de Raoul Coutard:

Acossado (Jean-Luc Godard, 1960)

Publicidade

Uma Mulher é Uma Mulher (Jean-Luc Godard, 1961)

Crônica de Um Verão (Edgar Morin e Jean Roch, 1961)

Jules e Jim - Uma Mulher para Dois (François Truffaut, 1962)

Viver a Vida (Jean-Luc Godard, 1962)

O Desprezo (Jean-Luc Godard, 1963)

Publicidade

Bando à Parte (Jean-Luc, Godard, 1964)

O Demônio das Onze Horas (Jean-Luc Godard, 1965)

Z (Costa-Gravras, 1969)

La naissance de l'amour (Philippe Garrel, 1993)

 

Willian Silveira é editor da revista Sétima e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE).

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.