Foto do(a) blog

Um espaço para a discussão de ideias para nosso tempo

O cânone em pauta - A Magna Carta

PUBLICIDADE

Por Estado da Arte
Atualização:

Durante a Guerra Civil inglesa, o panfleteiro ultrademocrata Richard Overton se lembraria comovido de uma das incontáveis vezes em que foi preso pelos oficiais da Coroa: enquanto arrancavam "de mim a Grande Carta das Liberdades e Direitos da Inglaterra", gritava "assassino, assassino, assassino!" Uma geração antes, Sir Henry Spelman, membro da ala conservadora do Parlamento, descreveria a Carta como "a mais majestosa e sacrossanta âncora das liberdades inglesas".

PUBLICIDADE

No ano de seu oitavo centenário a Magna Carta é prestigiada mundialmente não só como a pedra fundamental do direito anglo-saxão, mas também, nas palavras do jurista britânico Lord Denning, "como o maior documento constitucional de todos os tempos - o fundamento da liberdade individual contra a autoridade arbitrária do déspota".

Todavia, de suas 63 cláusulas, só 3 não caducaram ou foram revogadas, permanecendo vigentes na Constituição do Reino Unido. E nos últimos dois séculos não faltaram historiadores que denunciassem a Grande Carta como um "mito" elaborado ideologicamente sobre uma colcha de retalhos de exigências incôngruas e mal costuradas em nome dos interesses privados da elite feudal do século XIII. O próprio Overton diria em outra ocasião, numa chave bem menos romântica, que a Carta é "uma coisa miserável contendo muitas marcas de opressão intolerável".

 

CLIQUE AQUI PARA OUVIR.

 

 

Fontes em O Grande Teatro do Mundo

Publicidade

 

Convidados

Eduardo Tomasevicius Filho: mestre em História Social e professor doutor do departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Maria Cristina Carmignani: professora doutora de História do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Tomás Olcese: professor de Direito das Faculdades Metropolitanas Unidas e membro do grupo de pesquisa "Direito Privado Comparado Contemporâneo" da Universidade de São Paulo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.